domingo, 10 de abril de 2016

DIÁRIO DE VIAGEM - CHILE - DIA 3

lukito do dia: vestido Levi´s Tye Dye
Terceiro dia em Santiago, resolvi ficar pelo Centro, andar sem mapas, enfim, fazer o que eu realmente curto. Como o meu hostel estava na região e eu super conheço por ali, ficou bem fácil, só precisava estabelecer os pontos em que gostaria de visitar. Acordei às 7:30 hs, chequei o quarto, vi que havia algumas rommies novas, sendo uma delas, uma neo zelandeza MEGA bagunceira. Tinham coisas delas espalhadas por todo o quarto e eu realmente me irrito um pouco com gente que não consegue viver em "comunidade". Pois bem, aproveitei o sono de todo mundo, tomei um banho, desci para tomar o café e ainda dei um tempo, porque as coisas por ali abrem um pouco mais tarde.
eu acho que fiz um mix entre a catedral e outra igreja... relevem!!
Saí andando e entrei numa igreja super fofa que tem por ali, lindinha mesmo. Não consegui descobrir o nome, mas fica no centro, próximo ao Cerro Santa Lucia. Estava rolando uma missa e eu fiquei para assistir, porque acho super cultural e divertido. Era muito bonita, tinha até coral e música, estava realmente cheia. Dei uma olhada, havia muitos túmulos, agradecimentos, histórias, muito curioso!

De igreja para igreja, segui para a Catedral, que é apenas maravilhosa e, apesar de ser a terceira vez que estava por lá, não me canso de admirar. Dali, você tem acesso à Praça de Armas e a toda parte histórica da região. Acabei indo parar no mercadão, fiz umas compras no caminho, porque há várias lojinhas ótimas na região e essa foi toda parte "externa" que gostaria de ver novamente.
dia muito saudável!
centro lindo!
Almocei no KFC - nossa, super saudável e local -, e além da comida estar horrível, tive um BO com a atendente. Eu não sei se tive muito azar em todas as 3 vezes em que estive no Chile, mas o pessoal dos restaurantes, em geral, não parece gostar muito de seu emprego e faz bastante questão de demonstrar isso aos clientes. Tudo bem, estava de férias e não queria comprar briga.

Segui para o Museu de Arte Precolombina, que sempre quis visitar mas estava reformando nas duas últimas vezes em que estive por lá. Ele é muito incrível e a entrada custa coisa de R$ 20,00. São três andares, sendo um só com coisas dos povos que habitaram o Chile, outro com coisas de todos os povos latino americanos e um só com tecidos e objetos mortuários. Você se perde lá dentro no meio de tanta coisa maravilhosa e quer ler tudo, quer fotografar, quer saber mais... eu acho que fiquei por lá cerca de 2:30 ou 3 hs, mais ou menos. O museu é bem grande e muito bem organizado e recheado de belezuras.
No Museu de Arte Pré-Colombina
oie!!!
Saindo de lá, estava meio sem rumo. O dia estava quente, tomei um sorvete de manga no Bravíssimo que, nas outras oportunidades em que estive em Santiago havia amado e agora, achei a sorveteria suja e nem chega aos pés do Empório La Rosa.  De lá, acabei indo parar na bibilioteca e entrei só porque achei o prédio muito lindo. Estava certa! E para a minha surpresa, lá dentro estava rolando uma mini exposição sobre as navegações e , em especial, uma mostrando Cape Horn, o Fim do Mundo, que é o ponto mais meridional da América Latina, bem pertinho da Antártida. Antigamente, antes da construção do Canal do Panamá, os navegadores tinham de passar por lá e a maioria naufragava, em razão dos fortes ventos e temperaturas muito baixas. Aprendi muito e saí de lá mais inteligente!
Bibiloteca
Acabei saindo sem rumo e quando vi, estava no Centro Cultural La Moneda. A Casa de la Moneda é um lugar lindo e incrível e, para quem nunca viu, vale muito a pena ver a troca da guarda, que acontece em dias alternados, às 9hs. O que eu não sabia era que lá dentro, funciona o Centro Cultural La Moneda, repleto de exposições. E lá, me deparei com uma exposição maravilhosa sobre os Samurais.

Muitos filmes mostrando como é a cultura de guerra no Japão, como são feitas as vestimentas, as armas, como era a vida naquela época. E dentro da exposição, inúmeras armaduras e capacetes, mas muitos mesmo. E tudo tão bem conservado e montado, nossa, fiquei muito emocionada e o passeio que nem havia sido planejado, acabou rendendo uma porção de fotos e um final de dia maravilhoso. Lá dentro também funcionam uma cafeteria, algumas lojinhas de artesanato e tem um banheiro super ótimo e limpinho.
Na Exposição Maravilhosa
capacetes... as fotos estão ruins porque estava bem escuro lá dentro e a luz da câmera batia no vidro
samurais
E foi isso! No próximo dia, um outro shopping e como se virar nos 30 no transporte público da região!