terça-feira, 26 de agosto de 2014

LIVRO - A MONTANHA MÁGICA

O livro do post de hoje é a razão por fazer tanto tempo que eu não comento sobre minhas leituras, porque ele é imenso!!! Mas, na verdade, existem outras razões para que eu tenha dado uma pausa na leitura de livros. A verdade é que eu me apeguei com amor à algumas séries nesses meses que passou e eu ando lendo muitas revistas, de modo que me sobra pouco tempo para os livros. 
Mas, como já disse, esse livro do post de hoje tem nada menos que 1000 páginas de uma leitura carregada e nada fácil. Daí que eu demorei mais tempo para devorá-lo do que de costume (e ainda não acabei). No mais, vou tentar falar um pouco dele hoje e pretendo retornar em setembro com, pelo menos, 1 leitura por mês, que era o propósito para esse ano. Vamos à resenha (não é propriamente uma resenha, mas um apanhado geral sobre a história e as minhas impressões).
A montanha mágica

Esse livro, para quem não conhece, é um clássico. Foi escrito por Thomas Mann em 1924 e deu ao autor o prêmio Nobel de literatura em 1929. Bem, o livro narra a história de Hans Castorp, um jovem engenheiro alemão que, um belo dia, resolve ir até o sanatório (local nas montanhas onde eram tratados os tuberculoso), para uma visita de algumas semanas ao seu primo, que se encontra há muito internado no local.
Só que o protagonista acaba descobrindo também ter tuberculose, motivo pelo qual acaba ficando por lá por vários anos e, durante esse período, vai modificando completamente a sua visão do mundo e a gente vai assistindo a essa mudança de forma bem gradativa. Ele vai se desligando do restante do mundo, da família, da carreira, de seus ideais e concepções e vai tomando gosto e conhecimento por outros interesses, na medida em que vai conhecendo gente nova. 
Apesar de, de uma forma geral, ter curtido esse livro, eu não vou negar que ele é cansativo e a leitura não flui muito. Eu não conseguia ler mais do que 20, 30 páginas cada vez que o pegava, o que é complicado para um livro tão longo. E como o cenário e os personagens não mudam muito e não acontece muita coisa por lá, o negócio fica meio carregado. Sem contar que a linguagem é bem rebuscada. No mais, é um livro de reflexão e há vários trechos interessantíssimos. Tipo “livro cabeça”, sabe?

Nenhum comentário:

Postar um comentário