terça-feira, 24 de junho de 2014

MAIS UMA DOS CORREIOS

Eu to precisando desabafar sobre os transtornos que os Correios têm me proporcionado. Quando a gente acha que a burocracia não pode piorar, eis que surge mais uma regra para atrapalhar nossas vidas. Bom, vamos começar do começo. 

Eu, assim como milhares de brasileiros, tenho o hábito de fazer encomendas gringas. E as encomendas demoravam, em torno de 45 dias, 2 meses (graças ao tempo em que ficam paradas na alfândega), mas chegavam bonitinhas na minha casa. Só que de uns 2 meses pra cá isso mudou e fazer encomendar da gringa se transformou num verdadeiro martírio. 
pacotinho da Topshop
No início de abril, eu comprei uma camiseta na American Apparel e uma bota na Topshop. A camiseta custou $22,00, declarados pela loja, e a bota custou $60,00, mas eu declarei $21,00 na embalagem. Pois bem, na situação da bota, eu tinha o código de rastreio e, por isso, consegui acompanhar o trâmite do meu pacotinho até o Aeroporto de Congonhas, que é a Central dos Correios da região onde eu moro:
07/06/2014 
14:42
SAO PAULO / SP
Objeto aguardando retirada no endereço indicado
AV WASHINGTON LUIS, S/N - RECINTO AEROP CONGONHAS MESANI -
VILA CONGONHAS (ST AMARO)
SAO PAULO / SP
Pois é. Não sei se vocês estão sabendo, mas existe uma nova determinação, datada do finalzinho de maio, na qual os Correios não levam mais os pacotinhos até a sua casa. Agora, você tem que ir até a agência determinada, enfrentar uma fila monstro – devido à quantidade absurda de pessoas na mesma situação (eu fiquei 45min na fila!) -, pagar uma taxa de R$ 12,00, assinar uma série de documentos, para só então levar o seu pacotinho para casa. E esse novo procedimento não teve ampla divulgação, ele foi comunicado apenas na página oficial dos Correios, pegando muita gente de surpresa, inclusive eu!
as taxas
Abaixo, para quem se interessar, o texto que versa sobre a taxa:
“Encomendas Internacionais
Prezado cliente,
Informamos que para as encomendas acompanhadas da Nota de Tributação Simplificada – NTS haverá a cobrança da Taxa para Despacho Postal. A cobrança terá o valor de R$ 12,00 (doze reais) por objeto e ocorrerá no momento do recolhimento dos tributos (Imposto de Importação e ICMS) nas Agências de Correios.
As remessas destinadas a pessoa físicas com valor aduaneiro de até US$ 500,00 (quinhentos dólares americanos), ainda que recebidas a título gratuito, são desembaraçados mediante o pagamento do Imposto de Importação (II) lançado na NTS, com aplicação da alíquota única de 60% sobre o valor aduaneiro. Esse encargo é estabelecido pela Receita Federal do Brasil. Poderá também ocorrer à cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por parte do Estado de destino da remessa.
O valor aduaneiro, sobre o qual incidirá o imposto, será a soma do valor dos bens integrantes da remessa postal, acrescida do custo de transporte (tarifa postal), bem como do seguro relativo a esse transporte (seguro postal, se houver).
A encomenda acompanhada da NTS é encaminhada para Agência dos Correios mais próxima do domicílio do destinatário/importador, onde será realizada a entrega do objeto após o recolhimento dos tributos e do pagamento da Taxa para Despacho Postal.”.
Acreditam?? Além de pagarmos as altas taxas cobradas pelos cartões de crédito, IOF, fretes caríssimos, esperar meses pela liberação do produto, correr o risco de extravio, ainda temos que passar por isso. Claro que se trata de mais uma tentativa do nosso país de tentar coibir a saída de divisas e estimular o consumo interno. Não seria mais fácil reduzir os impostos por aqui e baratear os produtos vendidos em solo brasileiro???? Ah, deixa prá lá porque essa discussão nunca tem fim!
Não bastasse o transtorno, eu ainda fui taxada sobre o preço que declarei na embalagem: $21,00. Eles não abriram meu pacote, mas aparentemente, TODAS AS ENCOMENDAS a partir de agora serão taxadas e não apenas aquelas cujo valor for maior do que $50,00 – que sempre foi uma grande ilusão, né não?
OK, até aí tudo bem. Tudo bem nada, porque eu me senti assaltada quando saí dos Correios, mas pelo menos eu pude resgatar a minha bota – sim, senti como se ela houvesse sido sequestrada e eu tivesse que pagar o resgate! Digo isso porque com a camiseta a situação foi diferente, porque eu não tinha o código de rastreio. Eu optei pelo frete mais barato e não tinha ideia de onde estava a minha encomenda até sábado pela manhã, dia 21/06. Acordei e meu porteiro me entregou um telegrama, o qual dizia que eu tinha até o dia 20/06 para ir até os Correios retirar o meu pacote e pagar todas as taxas atinentes. Perceberam que eu recebi o telegrama um dia depois da data limite??? E não foi o porteiro quem errou, porque a data da postagem constava 21/06!
encomenda da camiseta
Bem, liguei para a agência a eles prometeram guardar o pacote. Cheguei lá, enfrentei 1:15hs de filas – sim, senhoras e senhores, 1:15!!! – e quando chegou a minha vez eu tomei uma bronca do funcionário. Ele me disse que esse pacote estava há mais de 1 mês na agência e que eu já havia sido avisada 2 vezes sobre sua retirada e que se eu não houvesse ido buscar no dia 21, ele voltaria para o remetente. Oi???? Eu não havia sido avisada sobre a retirada do produto até aquele dia!!!! E o mais assustador é que havia 2 pessoas nos caixas ao lado que estavam passando pela mesma situação!!!
pacote da camiseta
detalhe do segundo aviso
Ora, como conceber a aplicação de uma norma, que passa a vigorar sem qualquer preparo do órgão? Isso sem falar que essa taxa cobrada é absolutamente abusiva! Existe uma Instrução Normativa (096/99), da Secretaria da Receita Federal que diz que os Correios são encarregados de entregar as encomendas, excluídas quaisquer tipo de cobranças. A desculpa do órgão é que houve um crescimento absurdo de importações (cerca de 400% no último ano) e uma consequente elevação dos custos de operação de recebimento e entrega dessas encomendas.
e o comprovante da taxa alfandegária. Não sei onde coloquei o comprovante dos R$ 12,00
Ora, quando pagamos pelo frete do produto, já estão inclusos valores referentes ao desembaraço aduaneiro e custódia das encomendas até a sua entrega final ao destinatário! Além disso, a competência para criação de taxas não é dos Correios! Bem, existe muita controvérsia por trás dessa sistemática que, ao meu ver, é absolutamente ilegal e inconstitucional. E se os Correios estivessem com problemas financeiros, eu acho que eles não teriam gasto bilhões para mudar o seu logo, concordam???
06/06/2014 
11:19 

SAO PAULO / SP
Objeto aguardando retirada no endereço indicado 
AV WASHINGTON LUIS, S/N - RECINTO AEROP CONGONHAS MESANI - 
VILA CONGONHAS (ST AMARO)
SAO PAULO / SP
05/06/2014 
10:58 
SAO PAULO / SP
Objeto encaminhado 
de Unidade de Distribuição em SAO PAULO / SP para Agência dos Correios em SAO PAULO / SP
05/06/2014 
08:49 

SAO PAULO / SP
Objeto recebido na Unidade dos Correios 
05/06/2014 
02:02 
SAO PAULO / SP
Objeto encaminhado 
de Unidade Operacional em SAO PAULO / SP para Unidade de Distribuição em SAO PAULO / SP
03/06/2014 
23:37 
CURITIBA / PR
Objeto encaminhado 
de Unidade de Tratamento em CURITIBA / PR para Unidade Operacional em SAO PAULO / SP
09/05/2014 
12:08 
CURITIBA / PR
Objeto encaminhado 
de Unidade de Distribuição em CURITIBA / PR para Unidade Administrativa em FISCALIZACAO ADUANEIRA / BR
09/05/2014 
12:07 

CURITIBA / PR
Objeto recebido pelos Correios do Brasil 
E o objetivo inicial desse post nem era discutir a legalidade ou não da norma, nem a cobrança dos R$ 12,00, mas apenas alertá-los de que o procedimento mudou e agora somos taxadas em todas as encomendas e ainda temos de passar por um trâmite novo. E também fazer um alerta para o despreparo dos Correios no atendimento da demanda que agora se vê com uma quantidade absurda de pessoas em suas agências com telegramas em suas mãos e tendo que pagar pelo “resgate” de suas encomendas. Brasil-sil-sil!!

14 comentários:

  1. e para encomendas nacionais? pois o meu está "aguardando a retirada", segundo o site dos correios. O que devo fazer? Esperar o carteiro entregar ou ir até a agencia e retirar o objeto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, é uma ótima pergunta!!! Mas, eu acho que se está escrito "aguardando a retirada", você tem que retirar, rs! Bjo

      Excluir
  2. voce pagou algum valor pelos dias que a mercadoria ficou aguardando a retirada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não paguei, mas já peguei telegramas dizendo que eu teria de começar a pagar pela "hospedagem" após uma determinada data.

      Excluir
  3. Só uma observação, na verdade qualquer importação sempre foi taxada, muitas pessoas acham que até US$50,00 não existe taxa de importação mas a unica exceção deste US$50 é quando a mercadoria é enviada como presente (gift) e tanto o remetente e o destinatario são pessoas físicas, se você comprar US$1,00 de uma loja no exterior existe o imposto de 60% a ser cobrado ! []´s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em parte com o seu comentário. É verdade que qualquer valor é taxado, porque eu vejo isso na prática - já comprei produtos de $10,00 que foram taxados. Mas com relação a ser gift ou não e envio por pessoa física para pessoa física, na prática não faz a menor diferença. Eu sempre compro mercadorias nos EUA e peço para entregar no meu primo, que mora por lá. Ele me encaminha o pacotinho (pessoa física para pessoa física) como gift e eu sempre sou taxada. A verdade é que eles estão taxando absolutamente tudo!

      Excluir
  4. Vou deixar aqui minha experiência.

    Rastreando o objeto que comprei vindo da china, recebi a mensagem abaixo:

    15/12/2014
    16:38
    SAO PAULO / SP Objeto aguardando retirada no endereço indicado
    R MERGENTHALER, 598 BL I - -
    VILA LEOPOLDINA
    SAO PAULO / SP
    15/12/2014
    15:20
    SAO PAULO / SP Objeto recebido na Unidade dos Correios
    15/12/2014
    13:21
    CURITIBA / PR
    Objeto encaminhado
    de Unidade de Tratamento em CURITIBA / PR para Unidade Administrativa em RFB - LIBERADO SEM TRIBUTACAO / BR
    12/12/2014
    16:54
    CURITIBA / PR
    Objeto encaminhado
    de Unidade de Tratamento em CURITIBA / PR para Unidade Operacional em SAO PAULO / SP
    01/12/2014
    16:23
    CURITIBA / PR Objeto recebido pelos Correios do Brasil
    19/11/2014
    10:01
    CHINA /
    Objeto encaminhado
    de País em CHINA / para País em BRASIL /
    18/11/2014
    18:31
    CHINA / Objeto postado


    Como podem ver, o objeto no rastreio está marcado LIBERADO SEM TRIBUTAÇÃO, mas chegando lá no local de retirada, advinha... Tributado! Agora vamos ver os valores envolvidos. Paguei $42 e frete grátis no site. O vendedor declarou $15 na embalagem. Fui taxado 60% sobre ($20 + custo de frete), sabe lá onde eles tiraram esse valor de $20!! Total do valor a ser pago R$31,00 + R$12,00 = R$43,00. 12??? Doze reais do que??? Amanhã esse 12 pode ser 50???

    Conclusão, agora você compra e tem que arcar com um imposto sobre a vontade alheia. Não há regras!! A regra é o quanto dinheiro o governo corrupto está precisando para bancar a roubalheira. E esse ano o custo da roubalheira está altíssimo, porque os membros do PT principalmente vão precisar de advogados caríssimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMIGO 12,00 REAIS AI TAXA DOS CORREIOS DO BRASIL, RESTO DO ROUBO E RECEITA FEDERAL E SEUS TRIBUTOS COBRADOS, MAS AGORA SEGURA O BARCO EU QUE IMPORTAVA TODOS ANOS PARA VENDA MINHA LOJA TO COM MEDO DAS REMESSAS ESTÃO VINDO DE MENOS DE 50 DOLARES, VIVER EM TERRITORIO NACIONAL E ROUBO, POR ISSO QUE NUNCA O BRASIL MUDARA, POIS ESTÃO COBRANDO QUE AGENTE NÃO ROUBOU, UMA PENA MESMO...VIVER EM UM PAIZ QUE NÓS DA VERGONHA DE TANTOS IMPOSTOS!

      Excluir
  5. 16/10/2015
    14:37
    Sabara / MG Objeto aguardando retirada no endereço indicado
    Para retirá-lo, é preciso informar o código do objeto. R LUIZ CASSIANO, 66 - -
    Centro
    Sabara / MG
    16/10/2015
    12:25
    Sabara / MG
    Objeto encaminhado
    de Unidade de Distribuição em Sabara / MG para Agência dos Correios em Sabara / MG
    15/10/2015
    14:10
    Belo Horizonte / MG
    Objeto encaminhado
    de Unidade Operacional em Belo Horizonte / MG para Unidade de Distribuição em Sabara / MG
    15/10/2015
    11:03
    Belo Horizonte / MG
    Objeto encaminhado
    de Unidade Operacional em Belo Horizonte / MG para Unidade Operacional em Belo Horizonte / MG
    13/10/2015
    19:30
    PINHAIS / PR
    Objeto encaminhado
    de Unidade de Tratamento em PINHAIS / PR para Unidade Operacional em Belo Horizonte / MG
    25/09/2015
    12:21
    Curitiba / PR Objeto recebido pelos Correios do Brasil
    22/09/2015
    15:22
    HONG KONG /
    Objeto encaminhado
    de País em HONG KONG / para País em BRASIL / BR

    Será que eu fui taxada ? Nas informações não consta que o objeto foi liberado sem tributação
    eu não paguei pelo objeto, foi um presente, o que eu faço ? ajudem por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai,foi buscar? Aconteceu a mesma coisa comigo.

      22/10/2015
      17:04
      Londrina / PR Objeto aguardando retirada no endereço indicado
      Para retirá-lo, é preciso informar o código do objeto. R MAESTRO EGIDIO C AMARAL 246 - LONDRINA -
      Centro
      Londrina / PR
      22/10/2015
      09:02
      Londrina / PR
      Objeto encaminhado
      de Unidade de Distribuição em Londrina / PR para Agência dos Correios em Londrina / PR
      21/10/2015
      21:35
      Curitiba / PR
      Objeto encaminhado
      de Unidade Operacional em Curitiba / PR para Unidade de Distribuição em Londrina / PR
      21/10/2015
      03:41
      Curitiba / PR
      Objeto encaminhado
      de Unidade Operacional em Curitiba / PR para Unidade Operacional em Curitiba / PR
      20/10/2015
      19:00
      PINHAIS / PR
      Objeto encaminhado
      de Unidade de Tratamento em PINHAIS / PR para Unidade Operacional em Curitiba / PR
      16/09/2015
      09:29
      Curitiba / PR Objeto recebido pelos Correios do Brasil
      06/09/2015
      12:42
      CHINA / CN
      Objeto encaminhado
      de País em CHINA / CN para País em BRASIL / BR
      05/09/2015
      20:22
      CHINA / CN Objeto postado

      Excluir
  6. Mito dos 50 dólares...

    "Art. 2º O Ministério da Fazenda, relativamente ao regime de que trata o art. 1º deste Decreto-Lei, estabelecerá a classificação genérica e fixará as alíquotas especiais a que se refere o § 2º do artigo 1º, bem como poderá:

    I - dispor sobre normas, métodos e padrões específicos de valoração aduaneira dos bens contidos em remessas postais internacionais;

    II - dispor sobre a isenção do imposto de importação dos bens contidos em remessas de valor até cem dólares norte-americanos, ou o equivalente em outras moedas, quando destinados a pessoas físicas. (Redação dada pela Lei nº 8.383, de 1991)"

    100 Dólares! 100! Nada de cinquenta. Essa redação é do DECRETO-LEI No 1.804, DE 3 DE SETEMBRO DE 1980 que por ser decreto lei é hierarquicamente superior a essas portarias sem sentido que falam em 50 dólares.
    Podem checar o decreto...

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. ocorreu o mesmo comigo: RF116054260CN
    Amanha irei lá ver a surpresa :) comprei um fone de ouvido por 15 dólares. Aviso aqui o que deu, abraço.

    ResponderExcluir
  9. Retirei meu pacote, tive um gasto de 35 reais + 55 reais do produto = 90 reais.
    Comprei um fone de ouvido da razer, o valor do mesmo fone no site submarino está 500 reais. Creio que ainda valeu a pena.

    ResponderExcluir