quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

COMPILADO DO ANO E LEITURAS DO MÊS DE DEZEMBRO/2020

- A Noite Andamos em Círculos - Daniel Alarcon  

- Histórias e Conversas de Mulher - Mary del Priore

- As Aventuras de Pi - Yann Martel 

- Eduardo I - Jean Plaidy

- Possessão - A.S. Byatt

- Moisés Negro - Alain Mabanckou

- O Mapa de Sal e Estrelas - Zeyn Joukhadar

Queria dizer que esse ano foram 82 leituras completas! Uma a mais do que no ano de 2019. Não estamos numa competição, claro, mas acho importante não deixar o ritmo cair e manter essa média ou algo próximo. Apesar do título do post, não pretendo fazer um compilado do ano ou nada do tipo, uma vez que todos os livros estão registrados aqui no Blog. 

Mas queria deixar registrado que é importante diversificar a área de interesses e explorar coisas novas e desconhecidas. Eu li muitos clássicos esse ano e autores conhecidos e renomados. Mas também me deixei levar para descobertas novas, que me deixaram maravilhada. Descobri, por exemplo, que amo livros de autores africanos e também do Oriente Médio. Aliás, recomendo com fervor O Mapa de Sal e Estrelas lido esse mês. 

A assinatura de clubes como a TAG me proporcionam essa diversidade e eu amo. Eu também comecei a assinar o Clube de Literatura Clássica, que me fez conhecer alguns calhamassos em edições explendorosas. Também passei a explorar algumas listas de "leituras obrigatórias" para rechear a minha playlist. Nesse mês, por exemplo, li dois Booker Prize (As Aventuras e Pi e Possessão) e amei os dois. 

Então é isso. Vamos mentalizar um 2021 melhor do que 2020. Mas, se não for, ao menos temos o consolo dos livros, que sempre nos proporcionam viagens fantásticas a lugares desconhecidos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário