sábado, 25 de junho de 2016

VIAGEM - PRÓXIMO DESTINO – MÊS A MÊS – MÊS 1

Eu pensei bastante se faria ou não esse post... porque eu acho que eu posso ficar meio cansada no meio do caminho, acho que vocês podem me achar maluca, sei lá, rs!!! Mas depois de achar um milhão de coisas pensei “quer saber? acho que vai ser muito útil para mim mesma!”. Eu estou aqui divagando e nem falei qual é o ponto do post. Bem, vamos lá. Eu vou viajar apenas no ano que vem porque esse ano não vou ter condições (falta de $$, casamento do meu irmão, e poucos dias sobrando de férias). Mas, ansiosa do jeito que eu sou e organizada para esse tipo de coisa, eu já sei qual será o destino – pelo menos por cima – e já estou meio que começando a planejar algumas coisas. Daí eu pensei que poderia ser de utilidade pública – ou ao menos para mim mesma – fazer posts mensais mostrando as providências que eu estou tomando para a minha viagem e quem sabe ajudar outras pessoas a se planejarem melhor e curtirem ainda mais esse momento especial.

O que vocês acham? Vou dizer a vocês que uma viagem bem planejada não é à prova de perrengues ou de falhas, mas evita bastante. E como eu viajo sozinha e busco fugir ao máximo de surpresas desagradáveis, preparar bem é o que costuma me salvar. Por isso, e porque minhas viagens sempre dão super certo e são maravilhosas, vou compartilhar com vocês a partir desse mês, a minha rotina de preparativos. Estou aproveitando que eu acabei os posts das minhas viagens anteriores – finalmente!!!! Será um post por mês – pelo menos agora no começo, não sei como será depois -, e vocês irão acompanhando a evolução das coisas até o Dia D, que, provavelmente, será em agosto/2017.

1.Estabelecer o destino. Pois bem, chega de surpresas, após muitas mudanças e muitas dúvidas, o destino principal será Paris. Eu digo principal porque será o lugar onde pretendo ficar locada. Ainda não decidi se minha única “residência” local será em Paris ou se eu ficarei em alguma outra cidade também. Mas a ideia, de início, é ficar em Paris e fazer bate e voltas para diversos lugares, até mesmo algumas cidades da Bélgica que são mais próximas. Quando eu fui para a Alemanha, eu viajei muito e eu devo dizer que, apesar de a logística ter sido muito boa, é muito cansativo ficar se mudando o tempo inteiro, carregando mala, procurando hotel, etc. Por isso, eu decidi que dessa vez, pelo menos de início, ficarei apenas em um lugar fixo, e visitarei outros locais de trem.

2.Comprar um guia. Muita gente acha besteira comprar guias, acha que são “pega turista”, que as dicas são ruins e tals. Eu não concordo, principalmente porque eu não me prendo ao guia, eu apenas o utilizo como parâmetro, como um start para a minha viagem. Com ele eu tenho noção de proximidade dos locais, eu consigo estabelecer uma logística boa (o que é perto, o que é longe, o que dá para fazer num mesmo dia, etc.), ele traz dicas práticas sobre visto, telefones úteis, vacinas, etc... Tem mapas de metrô, mapas das cidades, enfim, traz um bom conteúdo para você começar a traçar o seu roteiro. Esses guias costumam ser bem caros, mas eu comprei o meu no Enjoei por R$ 17,00 e está como novo! Aliás, essa é outra dica: você já vai gastar o suficiente com passagem, hospedagem, passeios e outras coisas, por isso, tente economizar no seu dia a dia e até mesmo nas coisas da própria viagem.

3.Respirar o destino. O guia, como eu disse, é um “norte” para o viajante, mas as melhores dicas e a melhor maneira de sentir a sua viagem são através de sites e blogs de viagem. São pessoas reais vivendo experiências reais e contando a você, sem qualquer pretensão, o que vale a pena e o que não vale, o que tem fila e o que não tem, dá uma estimativa boa de preços, etc. Eu vou navegando pela internet e buscando dicas através desses portais, que são infinitos e vão sempre te levando a outra coisa e a outra e outra.... Tem uns muito bons, mas eu recomendo:
Eu não tenho tempo de ficar lendo tudo isso na hora, então eu criei uma pastinha no meu e-mail e vou salvando os links por lá, para não perder e para ler depois. Vale também recortes de revista e jornais, tudo relacionado ao seu destino. Tudo é útil nesse primeiro momento em que você não sabe QUASE NADA. E por enquanto é isso. Para um primeiro mês eu acho que está bem bom. E claro, esse terceiro item é para ser colocado em prática o tempo todo até o dia da viagem, e às vezes até depois! Quanto mais dicas, melhor. Vale também conversar com amigos que já estiveram lá e absorver tudo o que der. Enquanto isso, eu estou monitorando preço de passagens, mas nem que eu quisesse daria para comprar, porque as datas vão só até junho do ano que vem.

Mês que vem eu volto aqui para contar o que mais eu estou providenciando. Até lá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário