sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

VIAGEM - CHIANG MAI - ELEPHANT NATURE PARK - DIA 07

Antes do relato, preciso dizer: que dia incrível!!!!! Sem dúvida, um dos melhores da viagem!
Acordamos em torno das 6hs, depois de uma excelente noite de sono, e saímos à caça de um lugar para tomar café da manhã. Importante ressaltar que havíamos chegado em Chiang Mai no dia anterior à noite, de modo que não tínhamos tido a oportunidade de explorar a cidade e, portanto, não sabíamos onde começar a procurar. Mas, para a nossa sorte, havia um hotel/hostel bem próximo de onde estávamos, na mesma rua, oferecendo buffet completo por um preço bem justo. E foi lá que resolvemos tomar nosso café da manhã.

Aí, começamos a nos preparar para ir ao Elephant Nature Park, uma reserva de resgate de animais, principalmente elefantes, que fica a, aproximadamente, 1:30hs do nosso hotel. Eu confesso que estava num misto de ansiedade e nervosismo, porque apesar de estar louca para me aproximar de um elefante em seu habitat natural, eu não estava preparada para ouvir histórias tristes de como eles foram parar ali e de suas condições de saúde...

Pois bem, tudo começou com um pequeno perrengue. Eles haviam nos avisado por e-mail que passariam no hotel às 9hs. Então, como estávamos adiantados, meu irmão subiu para o quarto e eu e minha cunhada fomos explorar as lojinhas locais. Mas, de repente, meu irmão ligou dizendo que a guia já estava lá nos esperando – às 8:30hs!

Voltamos correndo e notamos que ela estava MUITO brava. Nos deu uma bronca pelo atraso, disse que tal situação poderia arruinar todo o passeio, que outras pessoas também estavam envolvidas... etc. E isso foi até mostrarmos a ela que estávamos certos, porque havíamos recebido um e-mail dizendo que o horário de encontro era apenas às 9hs. Em resumo, ela parou de nos atormentar e passou a atormentar outra pessoa que, provavelmente, era quem havia cometido o equívoco.

Pois bem, passado o susto e o perrengue, seguimos viagem numa van super moderna e assistimos a um vídeo triste. Claro que eu fechei os olhos durante todo o tempo e tentei não escutar... A guia, no final das contas, era um amor e o nosso grupo era bem pequeno: além de nós, havia um canadense, uma italiana e uma suíça. E foi um bom grupo bem interessado e conversador.

Quando finalmente chegamos à reserva, ficamos imediatamente muito impressionados. O lugar era imenso e tinha uma infraestrutura incrível. Ficava bem no meio da floresta e tinha uma porção de bangalôs, com médicos, cuidadores, além de alojamento, canis e todo tipo de organização necessária ao bom funcionamento do lugar. Alguns elefantes ficam isolados porque estão com problemas mentais bem sérios ou machucados, e outros, ficam soltos por aí e têm plena liberdade para fazer o que bem entenderem. Bufalos, cachorros e gatos unem-se ao grupo.

O tour começou com muita informação e instrução por parte da nossa guia e de cara já vimos uma porção de elefantes. Demos de comer a eles e depois, seguimos para uma área aberta, bem próxima ao rio. Por lá, fizemos zilhões de perguntas e vimos elefantes de todas as idades entrando e saindo do rio. Foi bem emocionante e eu estava adorando aquilo tudo. Até que...
De repente, os animais que estavam curtindo um banho de rio resolveram voltar para a terra e não estavam com muita vontade de obedecer às ordens dadas pelos cuidadores (mahout). E o que aconteceu foi que aquela mini manada resolveu correr na nossa direção. Pra mim, estava tudo lindo e normal, até que a nossa guia mandou que corrêssemos! Foi uma adrenalina incrível, corremos literalmente para salvar nossas vidas, porque sei lá o que poderia acontecer se aqueles elefantes nos alcançassem... eles poderiam nos atropelar e nos pisotear, sei lá.

O problema era que, por mais que estivéssemos correndo muito, os elefantes estavam nos alcançando e se aproximando cada vez mais. E o piso era lamacento, então não estava nos ajudando muito com relação à velocidade. E o melhor: em determinado momento, a italiana caiu na lama (foi hilário)! Só que a gente estava com tanta adrenalina e medo de os elefantes se aproximarem, que simplesmente deixamos a menina estatelada no chão e seguimos correndo. Por sorte, escapamos da manada e a italiana nada sofreu – além de um óculos quebrado e muita lama no corpo todo. Todos rimos e virou uma história engraçada... mas que deu nervoso, deu!!!!

Almoçamos por lá, a comida estava excelente e havia muita fartura! Depois, ficamos observando os animais mais um pouquinho, passamos um tempo dentro da lojinha e seguimos de volta para o hotel. Como ainda estava cedo, saímos para explorar as redondezas e nos deparamos com o Sunday Market Bazaar, que é um mercado de rua imeeeeeeeeeeeeenso! Por lá, você encontra todo tipo de artesanato local, gente vendendo tudo o que você possa imaginar ao longo de vários quarteirões. E a praça de alimentação é muito boa e ótima para experimentar coisas diferentes.

Foi um dia bem bom, nos rendeu uma experiência nova, com muita informação sobre os elefantes e, de quebra, uma passeio delícia na night de Chiang Mai, com comprinhas baratex.