quarta-feira, 6 de junho de 2018

LIVRO - A ABADIA DE NORTHANGER


Meu último romance da Jane Austen, que triste! Eu fico impressionada como gosto dessa escritora e como ela era a frente de seu tempo. Eu até coloquei no final desse post algumas frases extraídas do livro que poderiam ter sido escritas hoje, por uma feminista! Eu imagino como esses trechos deveriam causar estranheza na época em que foram trazidos! No mais, devo dizer que não foi meu livro favorito dela, mas eu o achei bastante diferente dos demais e com personagens bem peculiares.

Catherine é uma garota de 17 anos, fruto de uma família numerosa e sem muitas posses. Com a idade “casadoira” chegando, ela é levada a Bath pelos amigos da família, os Allen, para que seja apresentada à sociedade, digamos assim. Bath é um local movimentado, cheio de festas, eventos e pessoas interessantes. Pois bem. Por lá, ela é apresentada aos Thorpe e imediatamente se torna muito amiga de Isabella, uma moça alegre, leitora voraz de romances diversos e que, coincidentemente, é a paixão de seu irmão James. Então, existe esse primeiro casalzinho já formado.
O irmão de Isabella, um grosseirão que faz com que o leitor queira entrar no livro e lhe ensinar boas maneiras, aproveita a proximidade de Catherine para com sua família e faz de tudo para chamar a atenção da moça, forçando situações as quais, inclusive, a colocam em maus lençóis, e tudo em benefício próprio. Só que a protagonista só tem olhos para Henry Tilney, um rapaz com quem dançou na primeira noite em que chegou a Bath e com cuja irmã, Eleanor, vem estreitando amizade. E assim temos um contexto e os personagens.
Em determinado momento, já no final da temporada, Catherine é convidada a ir à Abadia de Northanger, residência dos Tilney, para passar uma temporada. Claro que, apaixonada por Henry e com a amizade à Eleanor, ela aceita e assim as coisas acontecem. Nesse momento, James e Isabella estão noivos, então, tudo parece estar conspirando para a felicidade geral da nação. Só que o livro dá uma reviravolta que eu nunca vi nos livros de Jane Austen! Primeiro, Catherine descobre que Isabella é uma interesseira e que deixou seu irmão para ficar com outro quando descobriu que sua renda não era lá grande coisa. E após algum tempo na Abadia, quando Henry já demonstrava claramente a intenção de pedi-la em casamento, Catherine é expulsa da casa pelo general, o pai dos irmãos Tilney, sem nem ao menos entender o porquê de tal postura.
Muito abalada, ela volta à casa de seus pais e passa por momentos de consternação, deixando sua família muito preocupada. Mas, como sabemos que não existem finais tristes nos romances de Jane Austen, no final tudo se encaixa e todos acabam vivendo felizes para sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário