quarta-feira, 16 de setembro de 2020

LIVRO - O ÓRFÃO DE HITLER

Piotr Bruck é um pré adolescente polonês que, da noite para o dia vê sua vida virada do avesso. Morador de uma fazenda numa cidade invadida pelos nazistas, seus pais morrem de forma violenta, esmagados por um tanque, e a casa onde viveu toda sua vida é tomada pelos alemães. O garoto vai, então, parar num orfanato, onde passa poucas e boas, já que a alimentação é escassa e as condições deploráveis.


Mas, para sua sorte, Piotr tem traços físicos que os nazistas consideram como “o símbolo de um ariano perfeito”, situação que, somada à fluência na língua alemã, o levam a ser adotado por um família em Berlim. E é nesse momento que o garoto passa a viver numa ambiguidade: por um lado, ele é muito grato por ter sido salvo e estar vivendo luxuosamente no meio de uma família que o trata muito bem; por outro lado, eles são nazistas fanáticos e os ideais pregados por seus pais adotivos vão na contramão de sua essência e de sua origem polonesa.

Somado a isso, ele conhece Anna e sua família que, na aparência, são nazistas perfeitos, mas por trás do pano, agem em defesa dos judeus e menos favorecidos, fazendo parte de uma trama de apoio à causa Anti Hitler. Na casa dos Reiter, as idéias contrárias à ordem são manifestadas em almoços e jantares, sem qualquer embargo ou medo de retaliação. E em segredo de sua família adotiva, Piotr acaba se envolvendo cada dia mais com Anna e seus pais.

A partir daqui, spoillers.

Até que, em defesa própria, um de seus amigos da Juventude Hitlerista, que até então parecia alguém de confiança, trai a Piotr e aos Reiter. Tal situação culmina na prisão do patriarca da família e na fuga de Anna, Piotr e sua mãe rumo à Suécia, neutra na guerra e onde moram alguns parentes. Portando documentos falsos e sob um disfarce primoroso, os três saem numa perigosa fuga, que envolverá trens, ferrys, postos militares e muita aventura.

Eu achei o livro MUITO BOM. Superou minhas expectativas. E ele é super tranquilo de ser lido, porque é curto e cada capítulo apresenta um acontecimento forte, que nos faz querer pular para o próximo imediatamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário