terça-feira, 31 de dezembro de 2019

LEITURAS DO MÊS - DEZEMBRO/2019 + BALANÇO DO ANO


No quesito leituras, 2019 foi, sem dúvida, um ano muito especial. Nunca li tanto na vida!! Foram 81 livros ao todo, 8 a mais do que no ano anterior. Mas isso não importa, porque não estamos numa competição. O que esse número representa, na verdade, é um ganho cultural. Isso porque eu não circulei só por livros hypados de autores conhecidos, como também ensaios, estudos, biografias e muitas histórias escritas por autores de lugares diferentes, que me mostraram a cultura daquela região.

Sem dúvida, dentre todas, creio que autores indianos foram os que mais entraram na minha lista de leituras, sempre com uma pegada mais dramática, mas com histórias lindas. Mas também devo dizer que li bastante coisa sobre o período de guerras, que sempre me interessa muito e literatura russa, que nunca decepciona.
Revendo os títulos, alguns livros que, provavelmente, não causaram tanto impacto, ficaram esquecidos, mas outros, parece terem sido lidos ainda ontem. E a importante lição tirada disso é que aqueles que não amei, serão repassados adiante, para que outras pessoas tenham a oportunidade de lê-los, enquanto que os mais queridos ficarão na minha prateleira para, quem sabe, releituras futuras.
Outra questão que me chamou a atenção é que, provavelmente, eu não tenho um estilo literário ou um tipo de livro favorito... eu leio absolutamente qualquer coisa que chegar nas minhas mãos!
Dito tudo isso, feito esse balanço para o ano de 2019, vamos às leituras de dezembro:

- O Físico - Noah Gordon - releitura
- Naema, a Bruxa - Wera Krijanowskaia
- O Resto é Silêncio - Augusto Monterroso
- Uma Escada para o Céu - John Boyne
- Uma Casa no Fim do Mundo - Michael Cunninghan 

- República Luminosa - Andrés Barba


Nenhum comentário:

Postar um comentário