sexta-feira, 10 de agosto de 2018

VIAGEM FRANÇA - DIA 15 - FEIRINHA DE OUEN + VOLTA

aerolook: calça de camelô, alpargata Perky, a blusa de baixo é J. Crew, o moleton é Le Lis Blanc, o cardigã foi comprado por lá e as echarpes são um mix entre a preta comprada em Sintra e a azul comprada em Vernon 
Último dia de viagem, mas não poderia ser desperdiçado, ainda mais porque o avião só sairia as 22:55hs! Por isso, acordei, terminei de arrumar minhas malas, fiz o check out no hotel e deixei a minha mala-chumbo e a mochila por lá. Catei o metrô e segui para o mercado de pulgas de Saint Ouen, sem esperar muito.

Eu tinha ouvido apenas que ele era bem extenso e que precisaria de tempo para percorrê-lo. Ele fica um pouco afastado do centro de Paris, numa região menos turística e bem ruinzinha, mas de metrô tudo se resolve nessa vida. As redondezas de lá - estação Ponte De Clignancourt - não é das melhores, devo alertá-los. Mas há muitos turistas e também muitos moradores... a verdade é que apesar de não estar cercada de segurança, não me senti ameaçada. É como estar em um lugar como o Brás ou a 25 de Março. 

Muito bem. Antes de falar um pouco mais, devo dizer: o Brasil é um país relativamente novo e que não passou por tantas coisas. A França, ao contrário, é uma nação muito antiga e com muuuuuita história. Por isso, enquanto em São Paulo você encontra nos mercados de pulgas objetos das décadas de 50 pra frente - mais ou menos -, na França você encontra nesses mesmos mercados coisas dos séculos XVIII e XIX!!! Não é incrível??? É tanta coisa Art Nouveau e da Bele Époque!! É de surtar!!! Então, como vocês devem imaginar, esse mercado, além de contar com coisas lindas, vai também trazer ao vivo e a cores a história da França.
Em volta do local onde acontecem os mercados - já explico - rola uma muvuca estilo Brás. Uma porção de barraquinhas espalhadas vendendo produtos falsificadas, quinquilharias chinesas, etc. Passe reto porque não vale a pena. A camiseta falsificada do Neymar, por exemplo, você acha no Brasil! Vá direto aos mercados. São 5 ou 6, agora não em lembro, espalhados ao longo de alguns quarteirões. Entre em todos e vá com calma! 

Logo você vai perceber que cada um tem uma característica específica. Tem uns mais chiquetosos, que vendem mobília e objetos muito finos e roupas Dior, Chanel e outras marcas que nossos bolsos não alcançam e aqueles que vendem as mesmas coisas só que em condições de serem compradas! Daí, é como qualquer brechó: vale o garimpo! Devo dizer que o pesado da feira são os objetos e os móveis. Mas tem muito acessório e muitas roupas também. Dá para fuçar e ser feliz!!! É como qualquer brechó, tem coisas em excelente estado e coisas em estado mais difícil. 

E os preços variam muito. Olha só, eu comprei em três diferentes lojas por lá. Primeiro, algumas fivelinhas vintage que simplesmente amo! São todas antiguinhas e todas juntas custaram 20,00 Euros. Também comprei um brinco com perolinha pori 5 Euros. Mas ele não é tão original, passou por algumas modificações. Mas é fofo mesmo assim. Por fim, comprei uma joia praticamente e paguei o preço que certamente ela vale: 30 Euros. Trata-se de um par de brincos originais art nouveau do início do século XX. Uma coisa linda demais, preciosidade! Vou mostrar num post de compras.
Tem banheiro em diversos mercados e pra comer também tem algumas opções. Eu almocei em um restaurante de empanadas argentinas e devo dizer que foi a melhor que eu já comi na vida. Não me lembro agora o nome do restaurante ou da rua, mas é por lá, fora dos mercados. No final das contas, passei muito tempo em Saint Ouen, voltei depois do almoço para o hotel, ainda dei umas boas voltas no entorno, numa espécie de despedida, comprei coisinhas na Sephora, e o que ainda estava faltando.


Cheguei no hotel lá pelas 17hs, fiquei um tempo no lobby esperando pelo transfer contratado que chegou exatamente às 18:20hs, horário marcado. De lá, seguimos para o aeroporto, onde passei pela imigração com tranquilidade e fiquei umas boas horas esperando pelo meu voo. E foi isso!!!! Nos próximos posts eu já vou começar a falar sobre a viagem de 2018, que já está praticamente planejada e devidamente comprada!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário