domingo, 5 de agosto de 2018

SOBRE A BIENAL DO LIVRO 2018


Notícias fresquinhas e quase em tempo real, porque estive na Bienal ontem e hoje cá estou para trazer minha opinião sobre o evento. Como vocês podem ver pelas fotos abaixo, trouxe alguns títulos comigo, mas no geral, achei a questão “oferta” e a questão “preço” bem fracos!
Eu fui à Bienal com uma lista de 3 páginas com títulos que eu estou interessada, editoras e preços. Claro que os preços são todos da Amazon porque são imbatíveis. E a minha idéia era ir até cada uma das editoras ou lojas e comparar os preços. Só que, para a minha surpresa, eu só achei 2 livros da wish list com preços melhores e, ainda assim, nem eram tão incríveis assim: Persépolis (Marjane Satrapi)  e As Mulheres do Castelo (Jessica Shattuck). O primeiro está R$ 42,90 na Amazon e eu paguei R$ 39,90 na Cia das Letras e o segundo, paguei R$ 35,00 e está R$ 37,70 na Amazon – aliás, hoje eu chequei e baixou para R$ 28,00 (upnf!!)


O Guia Definitivo dos Mochileiros das Galáxias em capa dura, por exemplo, está R$ 41,90 na Amazon e em todos os locais vistos, estava saindo por R$ 55,99!! Os livros da Dark Side estavam todos com preços superiores. Lolita estava R$ 43,57 na Amazon e R$ 59,90 na Cia das Letras!!! A Editora 34 estava um assalto! Bem, resumindo, não achei que os preços estavam compensando.
Além dos dois livros acima, também trouxe outros 3: A Hora da Estrela (Clarice Lispector), edição especial, que estava na minha wishlist por R$ 23,00 e eu comprei por R$ 29,00 (unpf!!), Labirinto (Kate Mosse) por R$ 5,90, mas é a edição de bolso e Costura Passo a Passo por R$ 20,00.  Bom, eu vou dizer o que eu achei em alguns tópicos:

·           Esse ano, não sei se foi impressão minha, mas eles alargaram os corredores, o que é ótimo. Mas, a maioria dos estandes estava com sessão de autógrafos ou com limite de entrada. Então, as filas ficavam nos corredores, situação que atrapalhava em demasiado e acabava atrapalhando a circulação;
·           Os estandes principais estavam abarrotados de gente, a ponto de não ser possível se mexer. Uma coisa meio Estação da Sé às 18hs! Então, a verdade é que eu não conseguia chegar muito próximo das prateleiras ou acessar um vendedor para perguntar por algum título. Na maioria dos casos, acabei saindo do lugar porque estava me irritando;
·           Com relação aos preços, achei uma complicação. A maioria dos títulos não trazia o preço no livro, você tinha que procurar um daqueles leitores de código de barra para descobrir. Agora, imagine os estandes abarrotados e você tendo que se locomover até um desses totens, que geralmente ficava do outro lado da loja!
·           Ainda sobre os preços, algumas livrarias estavam com promoções, descontos sobre o preço marcado no livro. Só que isso não estava marcado em lugar algum, era o vendedor quem informava para quem ele achava simpático, eu acho;
·       O boom dos livros hoje são os youtubbers e os livros YA. Havia estandes, inclusive, exclusivamente dedicados a esses títulos, deixando de lado alguns livros muito importantes e que eu estava realmente interessada;
·           Outra coisa legal, havia muitos estandes oferecendo pequenos livrinhos, contendo apenas o primeiro capítulo do título, para que a gente pudesse conhecer um pouco da obra antes de comprá-la. E claro, sempre há uma disponibilidade imensa de marcadores de livros;
·             25 minutos de fila para usar o banheiro!!!!
Mas, como nem tudo são reclamações, devo dizer que havia muita opção para comer, o transporte para o metrô foi espetacular e para quem curte geek ou tem criança em casa, o lugar estava ideal. Muita opção, muitas atividades para esse campo.
livros a serem lidos
E a promessa agora é a de não comprar nenhum livro até o final do ano, porque como vocês podem ver, minha prateleira de livros a serem lidos está bombando!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário