segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

DIÁRIO DE VIAGEM - DIA 08 - ST AUGUSTINE

Depois de três dias seguidos de parque e muito cansados, nesse 8º dia decidimos acordar um pouco mais tarde – às 7hs. Enrolamos um pouco e lá pelas 9:30hs saímos de casa em direção ao posto de gasolina mais próximo para abastecer o carro (gastamos em torno de R$ 2.000,00/cada de combustível na viagem). De lá, fomos em direção a uma das minhas cidades favoritas: St Augustine – a viagem dura pouco mais de 2hs.

Trata-se de uma cidade super antiga, fundada em 1565 pelo explorador espanhol Pedro Menéndes de Avilés. Sendo o primeiro povoado colonial permanente do território norte-americano – foi incorporada aos EUA apenas em 1822. E é muito nítida não só a influência espanhola no local, como a idade da cidade! Aliás, por ser muito mais turística hoje do que era quando começamos a visita-la, há muitas décadas atrás, St Augustine foi recentemente remodelada para receber pessoal de fora e hoje tem até um centro turístico bem bacana.

Estacionamos num lugar coberto bem próximo ao próprio Centro Turístico. No local, exploramos um mini museu, que conta um pouco a história da cidade, usamos o banheiro e fizemos algumas compras na lojinha. Saímos e fomos em direção à rua principal. Claro que fomos entrando em todas as lojinhas do caminho e saindo de cada uma delas com sacolinhas, porque os souvenires são irresistíveis!

Por lá, é possível encontrar muita prata, roupas, bolsas de couro e, principalmente, objetos de cerâmica estilo mexicana. São peças muito bonitas, com preços bem justos e ótimos presentes. Almoçamos no nosso local favorito: Florida Cracker, onde comi um sempre maravilhoso sanduiche de caranguejo com cole slaw e ice tea. Sem dúvida, uma das melhores refeições da viagem, nunca decepciona!

Seguimos pela rua, num calor de rachar coco, entrando em lojinhas e notei uma presença triste e maciça de mendigos no local. Encontramos uma catedral que eu nunca havia tido interesse de entrar. E que bom que entramos, porque ela é linda! De acordo com o próprio site da Basílica, “A Catedral Basílica de Santo Agostinho é a igreja católica mais antiga da cidade e a paróquia mais antiga do país. Em 1565, Padre Lopez de Mendoza Grajales apresentou uma cruz para Pedro Menendez de Aviles quando ele pisou nas margens do La Florida. Menendez beijou primeiro a base da cruz, depois beijou a base da bandeira espanhola. Assim, a cidade de Santo Agostinho e a Paróquia de Santo Agostinho foram fundadas no mesmo ato. A primeira missa católica nos Estados Unidos continentais foi então realizada.”

Da catedral, partimos para o já muito conhecido por nós (pq já fomos 1000 vezes), Castillo de San Marcos. Trata-se do forte de alvenaria mais antigo dos Estados Unidos.

Foi projetado pelo engenheiro espanhol Ignacio Daza, com construção iniciada em 1672, 107 anos após a fundação da cidade pelo almirante e conquistador espanhol Pedro Menéndez de Avilés, quando a Flórida fazia parte do Império Espanhol. A construção do forte foi ordenada pelo governador Francisco de la Guerra y de la Vega após um ataque do corsário inglês Robert Searles em 1668 que destruiu grande parte de St. Augustine e danificou o forte de madeira existente. Embora construído em parte por escravos negros pertencentes aos espanhóis, o forte mais tarde serviu como um dos primeiros pontos de entrada de escravos fugitivos da América do Norte britânica para a Flórida espanhola, onde foram libertados pelas autoridades coloniais.”

Por lá, além de encontrar uma construção super bem conservada, você terá uma aula de história, com mobiliário, utensílios, cronograma histórico e, como demos sorte, um momento de simulação de tiro de canhão – que depois percebemos que eles atiram mesmo, rs!!!

Saindo de lá, pegamos o carro e fomos dar um giro pelos pontos mais distantes da cidade, onde não conhecíamos. Vimos casas incríveis e super antigas, por exemplo. Vale dizer que na cidade, ainda há duas atrações interessantes: a Fonte da Juventude e a Universidade, que infelizmente só pode ser visitada mediante tour guiado e estava fechada no momento.

Como ainda tínhamos tempo disponível, partimos para um outlet que encontramos na estrada, já no caminho para Orlando. Consegui comprar uma polo pro papai, mas não deu para explorar mais porque o local fechou às 18hs! O dia terminou no White Castle para jantar. Os sanduiches de lá são super pequenos, mas deliciosos! Foi, sem dúvida, o dia que fizemos as refeições mais gostosas! Chegamos em casa depois das 21:30hs e fomos dormir porque, no dia seguinte: parque novamente!