terça-feira, 15 de outubro de 2019

VIAGEM - DIA 05 - LJUBLJANA 1º DIA



Bem, no meu quinto dia de viagem, a missão era deixar Zagreb e partir em direção à Liubliana, a capital da Eslovênia. Acordei mega cedo, tipo 5hs, fiz o check out, peguei um táxi e em poucos instantes estava na rodoviária da cidade, que é bem pequena e com pouca infraestrutura. Mas por lá, encontra-se um café, banheiro e bancos para sentar, o que, na minha opinião, é o suficiente!!!


E na rodoviária, aconteceu uma coisa muito interessante. Quando encontrei meu “portão de embarque”, avistei uma moça com uma almofada de pescoço (qual é o nome certo disso?) com a bandeira brasileira. Claro que fui puxar assunto! Pessoa sozinha em viagem conversa até com o poste, imagina quando avista um outro brasileiro... é uma festa!!! E incrivelmente, a moça era uma querida!!! Amazonense, casada com um alemão e mora perto de Frankfurt. Ela estava indo para casa de ônibus, numa viagem de MUITAS horas, simplesmente porque tem medo de viajar de avião. Achei incrível!

Sentamos juntas e conversamos a viagem toda sobre absolutamente tudo! Foi uma delícia, nem vi o tempo passar. No meio do caminho, passamos pela fronteira entre a Croácia e a Eslovênia. Todos desceram do ônibus com seus passaportes e documentos, passaram pela imigração croata e voltaram para o ônibus. Cinco minutos depois, desceu todo mundo novamente, dessa vez, para passar pela imigração eslovena. E pouco depois das 9:30hs, eu já estava em Liubliana. Não vou dar spoiller, mas foi uma das cidades que mais amei da viagem toda!!!

Conforme prometido pelo site do hotel, a rodoviária era bem perto e eu pude ir andando. Foram cerca de 10 minutos em linha reta e, para a minha felicidade, o hotel ficava exatamente no centro da cidade, perto de tudo. Em verdade, ele era um hostel, mas o meu quarto era privativo. Isso significa que a recepção não funcionava 24hs, não havia arrumadeira ou café da manhã e era um pouco barulhento por conta das festinhas... mas tinha uma cama confortável, ar condicionado, um chuveiro ótimo e até chaleira no quarto. Ou seja, tudo o que um viajante precisa.

Deixei as coisas no hotel e segui para explorar a cidade, pois só teria esse dia e o seguinte – absolutamente razoável!!!! E posso falar?? Em 5 minutos eu já havia me apaixonado por aquele lugar. Meu hotel ficava bem de frente para o rio Ljiubljianica que atravessa todo o centro histórico e divide a cidade ao meio. E a ponte mais próxima para cruzar para o outro lado era a Ponte do Dragão, essa da foto que tem quatro dragões-guardiões em suas extremidades. Eles são o símbolo da cidade e você encontra absolutamente souvenires de todos os tipos com dragões... uma graça!!

E como eu tinha dois dias na cidade, optei por fazer um lado do centro histórico num dia e o outro do outro. Então, atravessei a ponte e logo cheguei à Praça Vodnikov, que é enorme e cheia de barracas de madeira. Por lá, todos os dias – menos aos domingos -, acontece uma feira de rua, com frutas, legumes, roupas e algumas quinquilharias... é uma delícia. 

Duas coisas que eu notei logo de cara na cidade é que há torneiras com água potável em toda extensão do centro histórico e muitos banheiros públicos. Então, no calorão que estava fazendo, me hidratei horrores, sem a preocupação de ficar tendo que buscar um banheiro ou gastar vários Euros com garrafas de água. Ah, apenas a título de curiosidade, Liubliana é uma cidade Ecofriendly. Em 2016 ela ganhou esse título porque eles realmente se preocupam com a saúde de seus moradores. Como um exemplo, foi eliminado por completo o tráfego de veículos no centro histórico. Hoje, você pode fazer o circuito a pé – recomendo horrores -, de bicicleta ou, se você for idoso ou tiver algum tipo de restrição de mobilidade, pode fazer uso de pequenos carrinhos elétricos gratuitos. No restaurante onde almocei, por exemplo, os talheres eram descartáveis e de madeira.  

Pois bem. Voltando ao meu roteiro do primeiro dia, eu não tinha nada em específico para fazer, a não ser ficar flanando pela cidade, entrando em igrejas, vielinhas, lojas e simplesmente absorver a atmosfera delícia daquela cidade tão linda. Eu acho que não só a beleza me deixou tocada, mas achei a vibe dela extremamente incrível... é um lugar onde você simplesmente se sente bem!
Nesse primeiro dia, além de andar bastante e desbravar cada cantinho daquele lugar – e tirar 1 milhão de fotos -, eu entrei na Catedral de St. Nicholas, cuja entrada custa € 2,00, e é apenas lindíssima. Ela foi construída em estilo barroco e eu destaco as portas de bronze, que foram feitas em 1996 quando o Papa João Paulo II esteve por lá. Os eslovenos são gratos pelo Vaticano terem reconhecido a sua independência. Ela é bem pequenininha, mas eu acho que vale a visita. E além do castelo que visitei no segundo dia, é o único local pago na cidade... vale a pena! 



Ao longo do rio, você vai se deparar com várias pontes e todas elas merecem uma atenção. Além da Ponte do Dragão, que é aquela que ficava próxima ao meu hotel, há a Ponte dos Açougueiros, que guarda umas estátuas bem sinistras do artista esloveno Jakov Brdar. Apesar do nome, ela é conhecida como a Ponte do Amor porque é nela que o povo resolveu colocar os cadeados – costume que se iniciou em Paris.

Mais pra frente, há também a Ponte dos Sapateiros, mas a mais famosa é a Ponte Tripla. Vou ficar devendo fotos, porque eu acho que só um drone consegue mostrar a beleza desse lugar. Ela fica mais ou menos no centro da cidade velha. Do laudo em que eu estava, dava para ver a igreja franciscana e a Praça Prešern, que ficarão para o próximo post. Como o próprio nome já diz, a Ponte Tripla consiste na junção de três pontes separadas. A central, foi construída no século XIX e no século seguinte, duas pontes laterais foram construídas para pedestres. Hoje, as três são fechadas para o tráfego de veículos e são lotadas de turistas em busca de uma boa foto.
foto by Google


Almocei numa mesa externa que fica na praça que tem atrás da catedral e a escolha foi uma deliciosa salada de calamares. Comprei uma salada de frutas em uma das barracas da Praça Vodnikov, entrei em cada lojinha e, por vezes, fiquei apenas parada em algum lugar, pasmando com aquelas paisagens incríveis. Sério, eu já voltei de viagem há um tempo, mas ainda não superei Liubliana. Jantei um pedaço de pizza e voltei para o hotel para descansar, afinal, eu havia acordado super cedo e pego estrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário