quinta-feira, 24 de outubro de 2019

TOTAL DE QUANTO GASTEI NA MINHA VIAGEM AOS BALCÃS


Esse é o tipo de post que não vemos por aí. E como eu tenho absolutamente todos os meus gastos registrados, achei que valeria a pena vir aqui compartilhar com vocês o quanto eu gastei na minha viagem de 19 dias aos Balcãs. Claro que cada um tem o seu tipo de viagem, mas baseado nos meus posts que estão saindo por aqui aos poucos, vocês têm uma ideia de qual o meu tipo e, assim, poderão fazer as próprias contas.


Vale fazer uma ressalva para dizer que, de todas as viagens que fiz até hoje, essa foi, de longe, a mais cara. E foi muito mais cara do que a viagem mais cara que já fiz. Eu acho que devo isso, principalmente, à alta do Euro, que nunca esteve tão caro, e aos preços dos hotéis. Não me lembro de ter gasto tanto com hotéis nas minhas viagens anteriores. E claro, vale dizer que eu contratei 4 passeios – não me arrependo -, mas eles também não ajudaram muito com o orçamento.
Acho que já disse isso por aqui, mas repito: ao contrário das minhas viagens anteriores à Europa, não é fácil a locomoção dentro dos Balcãs. Não é como na Alemanha ou na França, onde há trens para absolutamente todos os lugares e você tem condições de fazer tudo sozinho. Ao contrário, é tudo bem difícil e eu acabei achando mais fácil contratar algumas excursões. Vale lembrar também que eu estava sozinha e não aluguei carro.
Pois bem. Com todas essas questões em mente, vamos à lista de gastos.
Passagens aéreas: além dos tickets ida e da volta, que foram mais baratos porque eu fiz uso das minhas milhas do cartão de crédito, eu ainda comprei outras duas para me locomover internamente, porque seria mais fácil e rápido do que através de ônibus.
- (Lufthansa e Swiss Air) - São Paulo – Zagreb e Sarajevo – São Paulo – R$ 3.564,95
- (Croatia Airways) - Pula – Split – R$ 346,62
- (Croatia Airways) – Dubrovnik – Sarajevo – R$ 984,71
SUBTOTAL: R$ 4.896,28
Passagens de ônibus: infelizmente não há quase trens naquela região, então, tive que fazer a maioria dos trechos de ônibus. Tive a mesma experiência em Portugal, mas as distâncias eram menores e as viagens menos cansativas.
- Split a Dubrovnik – R$ 71,17
- Liubliana a Pula – R$ 98,88
- Pula a Rovinj – R$ 42,71 (ida e volta)
- Zagreb a Liubliana – R$ 51,65
SUBTOTAL: R$ 264,41
Hotéis: ao todo eu fiquei hospedada em 6 cidades. Na escolha dos hotéis, priorizei localização, segurança e limpeza. Procurei nos sites de busca, mas sempre me atentando aos comentários das pessoas que haviam se hospedado naqueles locais. Em algumas cidades eu tinha maior opção de escolha, mas em outras, como Liubliana, eu não tinha muito o que fazer.
- Zagreb Hotel Panorama – 4 noites – R$ 903,64
- Liubliana Hotel Sincere 1830 – 2 noites – R$ 562,76
- Pula Hotel Scaletta – 3 noites – R$ 879,45
- Split Hotel Stone House – 2 noites – R$ 558,22
- Dubrovnik Hotel Jele – 4 noites – R$ 836,72
- Sarajevo Hotel Irmak – 3 noites – R$ 499,68
SUBTOTAL: R$ 4.240,47
Passeios: como eu disse, fiz 4 passeios do tipo bate e volta, contratado com agências que vinham me pegar, no geral, no hotel. Eles te levam até o local e você tem um tempo para ficar em cada cidade. É bom porque não preciso me preocupar com transporte e guardo uma certa liberdade dentro das cidades.
- Lagos Plitvice – R$ 491,00
- Veneza – R$ 292,00
- Kotor – R$ 231,00
- Mostar – R$ 250,00
SUBTOTAL: R$ 1.264,00
Extras: Bom, aí eu comprei algumas coisas por aqui, como o chip da Internet (R$ 215,00). Alguns tickets de lugares que queria visitar eu consegui comprar por aqui, tais como A Basílica de S. Marcos (R$ 12,64), os museus da Piazza de São Marcos (R$ 109,54), o Dubrovnik Card que dá direito a todas as atrações na cidade (R$ 128,14) e o castelo em Liubliana (R$ 45,54)
SUBTOTAL: R$ 510,86
Por fim, eu comprei € 1.000,00. Daí que não vou dizer quanto que gastei com comida, com os outros tickets que não pude comprar com antecedência ou com compras. Isso tudo vocês estão vendo nos posts que estou fazendo, nos quais estou tentando detalhar o máximo possível esse tipo de coisa. Vale dizer que o dinheiro rendeu bem, principalmente na Croácia, onde a moeda é mais fraca.
Veja que eu tinha € 52,00 para gastar por dia, contando os dias da ida e da volta, nos quais eu apenas teria gastos com transfer e comida e contando com os dias dos passeios, nos quais eu igualmente teria gastos com comida e, se o caso, comprinhas. E também importante lembrar que o dinheiro bósnio (Marco Conversível) e o dinheiro croata (Kuna) são bem desvalorizados com relação ao Euro, de modo que € 52,00 se transformaram em 384,09 Kunas e 102,00 Marcos Conversíveis, aproximadamente.
Portanto, e no total, eu saí do Brasil com um gasto de R$ 15.556,02.

Nenhum comentário:

Postar um comentário