domingo, 21 de abril de 2019

ROTINA FACIAL DO MOMENTO


Segura que esse post vai ficou imenso!
Eu sou uma frequentadora assídua da dermatologista. Uma pessoa normal vai... sei lá... 2 vezes ao ano? Eu vou a cada 2 meses e, às vezes, até mais. E tudo isso porque eu tenho melasmas, que são manchas escuras no rosto provocadas por uma combinação do mal: sol + hormônios. Elas começaram a aparecer quando eu fiz 30 anos (que ironia!) e daí em diante, nunca mais pararam. Então, o que eu faço na dermato é um controle/prevenção para impedir o aparecimento de outras manchas e também o uso de produtos para clarear as que já existem.
Muito bem. Devo dizer que a maior prevenção que uma pessoa pode fazer é usar MUITO protetor solar, o tempo todo. Reaplicar com muita frequência e usar inclusive dentro de casa, porque celular, Ipad, computador e até a própria luz são bem nocivas para quem tem melasma. Então, vou apresentar meus dois amigos: Bioré  e Bioderma.

O primeiro é incolor e mais sequinho, por isso eu curto usar de manhã, antes de aplicar a maquiagem. Como eu passo muito produto logo cedo – já vou mostrar -, sinto a necessidade de algo menos melequento. Mas o segundo tem essa característica mais peguenta. O que eu gosto dele é a cobertura: não tenho nem base com cobertura tão boa e uma cor tão perfeita na minha pele! Então, costumo usá-lo para reaplicações durante o dia ou para levar em viagens, substituindo a base. Daí é só passar um pó matificante por cima e está tudo certo.
O protetor está na minha rotina diária, mas não é por ele que eu começo os meus tratamentos. Vou agora falar um pouco da parte da manhã e, depois, da noite, pra seguir uma ordem e não fazer bagunça.
Dentro do banho, eu uso o sabonete Normaderm da Vichy que, pra mim, é o produto mais incrível já inventado. Compro essas embalagens imensas, de 400ml e elas duram muito, cerca de 6 meses. Essa da foto, inclusive, foi trazida de Paris, há quase 2 anos atrás, como parte de um estoque-contrabando de viagem!! Saindo do banho, já com o rosto seco, eu aplico um tônico da Skincelticals com a ajuda de um algodão (gente, tenho nojinho de disquinhos de crochê, me perdoem!!). Esse tônico é um pouco agressivo, na minha opinião, do tipo mega adstringente. Mas, pela manhã, é meio que esse tipo de coisa que eu preciso. Não sei se ele será usado no inverno, mas no verão tem sido ótimo. E, por fim, dou uma borrifadas de água termal.

Enquanto a água termal seca, eu vou me trocando e fazendo outras coisas. Com o rosto já seco, eu aplico o Mineral 89 da Vichy. Ele foi indicado pela minha dermato como um hidratante mais levinho, mas que tem uma porção de componentes super bons para a pele: “15 minerais ricos em água e ácido hialurônico, que ajudam a fortalecer a pele tornando-a mais resistente ao envelhecimento, causado pela poluição, estresse e fadiga.“. Ele é tipo uma aguinha com muitos benefícios e como é leve, não atrapalha o uso de outros produtos.
O que vem em seguida é o Redermic R da La Roche Posay  que é meu produto de rica! Ele é bem caro, mas rende horrores e tem um cheiro delícia. Ele também tem uma consistência bem gostosa e refrescante que meio que acalma a pele. Por ter Retinol na composição, ele ajuda a uniformizar a cutis, atenuar marcas de expressão e manchas. Como Retinol nunca é demais, eu uso também à noite – depois eu mostro. Então, esses são os produtos da manhã. Eu passo o protetor solar da Bioré depois de tudo isso.
Adicionar legenda
Daí eu chego em casa à noite, morta, esturricada e querendo morrer... Mas, não sem antes remover tudo isso!!! Vou falar um pouco sobre remoção porque eu acho que a limpeza é o principal ponto para uma pele boa. Claro que o uso de produtos ajuda muito, mas passar protetor e manter o rosto sempre limpo já são duas vitórias!!!
O primeiro passo da remoção da maquiagem é a aplicação do óleo de limpeza Softymo White Cleansing Oil. Eu dou uma “pampada” e o produto que sai é suficiente pro rosto todo. Eu dou umas massageadas na pele e uma atenção especial para os olhos, porque eu uso make a prova d´agua. O produto meio que vai derreter tudo o que tem na minha cara e eu gosto de remover os resíduos com lencinhos demaquilantes. Daí eu entro no banho e uso o sabonete Normaderm da Vichy novamente.

De volta pra pia, eu aplico água micelar com a ajuda de um algodão, porque eu acho que, se ficou algum resíduo de make ou sujeirinha, ela vai tirar! Eu estou usando a da Bioderma, que também ainda é remanescente do meu estoque vindo da França. E finalizo com água thermal.
Já estão cansados? Calma! Não é à toa que a minha dermato diz que eu sou uma paciente exemplar!!
Finalizada a remoção da make, vamos para os creminhos noturnos. Aqui, eu tenho variado entre 3 procedimentos, e a verdade é que tudo depende de como eu estou sentindo a pele naquele dia. Se ela está de buenas, eu uso um ácido, que serve para clarear as minhas manchas. Ele é um pouco forte, por isso não posso usá-lo todos os dias e nem por um período prolongado. Se a pele está bem, mas um pouco sensível, eu uso o Sérum Multi-Corrector Skincelticals – Discoloration Defense. Ele é um oleozinho bem leve que também serve para clarear as manchas. A princípio, a pele fica bem melequenta, mas depois some. Eu não posso tomar sol depois de usar esses dois produtos, por isso eles são aplicados a noite.

Por fim, se a minha pele está muito estragada, eu uso o Skin Food da Welleda, que é um hidratante poderoso e bem consistente, com um cheirinho delícia de ervas e que meio que regenera a pele com muito pouco. A textura dele é tipo de Hipoglós, mas vale a pena a aplicação de vez em quando para dar uma nutrida na pele.
Depois dessa etapa, eu passo na região das olheiras o Pigmentclar da La Roche Posay, que ajuda a dar um ar de descanso; e, por fim, o Ideal Body Pescoço, Colo e Mãos da Vichy, que, como o próprio nome já diz, ele previne o envelhecimento dessas regiões, que são tão desprezadas e precisam de atenção. Ele tem um cheirinho divino!
Daí, por minha conta mesmo – aliás, o Skinfood também é por minha conta, a dermato não sabe, rs – eu tenho aplicado em locais específicos (bigode chinês e região próxima aos olhos), o Retinol – A, que é aquele componente que ajuda a reduzir as linhas de expressão. E posso falar? Eu acho que depois que comecei a usar esse produto, minha pele deu uma esticadinha!



E é isso. Tem também alguns apetrechos, mas que não fazem parte de uma rotina. De vez em quando eu uso esse Clarisonic genérico que comprei na Miniso e máscaras trazidas da viagem. E de domingo eu sempre tenho um momento beautè com o Normaderm 3 em 1 da Vichy - Limpeza Facial, que é uma máscara e depois, quando você vai retirar, ele esfolia a pele, que fica muito mara!!!
Sei que é muita coisa, mas a verdade é que eu acho que se você quer cuidar de verdade da pele, tem que usar todos os produtos indicados pela dermato e direitinho, sem falhas. Claro que às vezes eu chego tarde e tudo o que eu consigo fazer é tirar a make – eu nunca durmo de make! Mas, eu procuro manter uma rotina, mesmo porque esses produtos não são nada baratos e eu não estou para jogar dinheiro fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário