quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

CONHECER


Quando me perguntam se eu conheço determinado país, sempre me questiono sobre que resposta dar. Conhecer? Bem, eu estive em uma porção de países, mas não acho que poderia dizer que conheço todos eles.
Vejamos: Paraguai, Chile, Argentina, Bahamas, EUA, Portugal, França, Bélgica, Alemanha, Tailândia e Vietnã. Sejamos razoáveis, escalas em aeroportos não contam, temos que, ao menos, ter dado um rolê pela cidade para dizer que estivemos em determinado lugar. Portanto, Emirados Árabes, Grã Bretanha e África do Sul estão fora da conta.
Pois bem. Dos países mencionados, antes de tecer minhas considerações, acho que tenho que tirar os EUA porque são tão grandes que não dá para dizer “conheço os EUA”, mas sim, algum estado em específico – no meu caso, posso dizer com propriedade que conheço a Flórida e NY. Outros, como Bélgica, Paraguai e Bahamas, eu estive em uma única cidade, que nem sequer era a capital, e por um único dia. Eu posso considerar que conheço esses países? Eu acho que não!
Quem nunca deu uma esticadinha em Ciudad del Est quando foi para Foz de Iguaçu? Dá para dizer que conheci o Paraguai só passando um dia nessa cidade – horrorosa, diga-se de passagem? Eu não creio! Da mesma forma, eu passei um dia em Bruges (minha cidade favorita no mundo), que fica na Bélgica bem perto da fronteira com a França. Dá para considerar que eu conheço o país? Também não acredito nisso. Grand Bahama é uma cidadezinha linda, com praias paradisíacas nas Bahamas, não é nem a capital do país! Passei meio dia nesse paraíso numa viagem de navio. Não acho que dá para falar que conheço as Bahamas!!!!
Vejamos outras questões. Vietnã, Argentina e Chile eu conheço apenas as capitais. Mas eu tenho sentimentos diferentes sobre cada um dos países. Argentina e Chile, não sei a razão, eu creio que posso dizer que conheço, apesar de só ter visitado Buenos Aires e Santiago. Mas com relação ao Vietnã, eu não tenho o mesmo sentimento. Eu só conheço Hanói, a capital, e ouvi dizer que Ho Chi Min é bem diferente....
Agora, com relação aos demais países – Alemanha, França, Portugal e Tailândia -, já consigo dizer que conheço com propriedade!!! Visitei todas as cidades? Não, claro que não! Isso é praticamente impossível! Mas, fiz uma certa imersão por esses países, fiquei MUITO tempo percorrendo os territórios e conheci diversas cidades de cada um deles.
Então, eu acho que “estar” e “conhecer” são palavras muito distintas e muito relativas. Acho que vai do sentimento de cada um.


Nenhum comentário:

Postar um comentário