quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

DIÁRIO DE VIAGEM RECIFE E SALVADOR - DIA 04

Nesse dia, a ideia original era separarmos o grupo. Eu iria para um museu, que estava muito afim e meu irmão e minha cunhada fariam um passeio de barco. Mas a concepção de que esse passeio seria incrível, uma coisa meio Tailândia vibes e eu perderia tudo, me deixou pensativa e eu acabei mudando de idéia e aderindo ao tour. Ele foi contratado numa empresa de turismo dentro do próprio hotel e saiu R$ 80,00 por pessoa. 

Então, nesse terceiro dia, acordamos cedo, tomamos o café da manhã de sempre e fomos para o térreo nos encontrar com o grupo que nos levaria ao porto, próximo ao Mercado Modelo. Seguimos de ônibus, paramos em outros hotéis para a entrada de outros passageiros e em pouco tempo estávamos no local indicado. O calor estava imenso, muita confusão, muitas agências de viagem, ambulantes vendendo as mais diversas quinquilharias, enfim... aquela bagunça de sempre. 

Mas funcionou, entramos no porto, passamos pela catraca e em poucos instantes estávamos dentro de uma escuna super confortável. Tinha espaço para todos, era tudo aberto e a vista do Forte São Marcelo e daquele mar azulzinho compensava qualquer coisa! Os passageiros estavam animadíssimos, tinha serviço de bordo com bebidas alcoólicas e.... roda de samba/pagode. Não demorou muito para que algumas pessoas se soltassem e começassem a dançar e cantar. Essas pessoas, vale dizer (*spoiler) foram ficando cada vez mais e mais bêbadas e no final da viagem estavam num nível deplorável!!!

Enfim, 1:40hs depois (sim, a escuna é super lenta), estávamos na Ilha dos Frades, nossa primeira parada. E... meu Deus, me senti em PhiPhi, porque o lugar é incrivelmente lindo, paradisíaco e muito primitivo. A água do mar clarinha, quase sem ondas, temperatura delícia e uma faixa de areia boa. Nos acomodamos num guarda-sol (pago, é lógico) e por lá ficamos admirando a paisagem e nos revezando no mar. 

Como a próxima parada já seria Itaparica e o guia nos havia dito que era quase mandatório almoçar num restaurante mequetrefe a R$ 60,00 por pessoa (os reviews desse lugar no Youtube eram os piores possíveis!), acabamos pedindo lagostas e batata frita na própria Ilha dos Frades e esse foi nosso almoço. Ah, vale dizer que o porto da ilha é muito bom, bem estruturado, cheio de bancos e com um ótimo banheiro. 

Algum tempo depois, voltamos para o barco e, cerca de 40min mais tarde estávamos em Itaparica, nossa segunda e última parada. Por lá, como é muito raso, tivemos que descer nuns botes até chegar à praia. O que eu curti é que o local para onde nos levaram era praticamente uma praia deserta (à exceção do restaurante) e como quase todos estavam indo almoçar, tínhamos o descanso da ilha só para nós. O calor a essa altura estava insano, mas conseguimos uma sombrinha de uma árvore. 


Por lá não tem barracas ou guarda sóis. Acabamos estendendo cangas e toalhas e descansando. O mar estava super quente e você consegue andar uns bons metros adentro, porque é realmente muito raso. Vimos alguns caranguejos, pássaros exóticos e descansamos bastante. Lá é meio mangue, por isso a paisagem mais diferenciada. 

O duro foi a volta. Demoramos a iniciar a partida porque... lembram-se daquele grupo que estava bebendo? Pois é, a essa altura eles já eram best friends, não obedeciam horários e não estavam nem aí para o resto do grupo. E o balanço e a lerdeza da escuna, que confesso que não me aborreceu na ida, foram quase insuportáveis na volta! Porque imaginem a gente molhado (ah sim, o balanço do mar me ensopou!), com um vento frio já batendo, com fome, porque a essa altura a lagosta já tinha feito digestão, e aquele samba tocando... estava todo mundo com o saco cheio.

1:40hs intermináveis depois, já de noite, estávamos em terra firma. O ônibus da empresa nos levou de volta ao hotel, tomamos um banho, nos arrumamos e seguimos para o Restaurante Tereza. Maravilhoso!!! Claro que a Muqueca de camarão demorou 1 hora para chegar (lá é tudo muito demorado) e estávamos ficando meio mau humorados - sem contar o cansaço. Mas estava muito gostoso, muito bem serviço e o ambiente do local era muito bom!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário