quarta-feira, 26 de maio de 2021

LIVRO - A GAROTA QUE NÃO SE CALOU

Antes de assinar a TAG, eu não conhecia a literatura africana. Depois, eu passei a ter contato com escritores nigerianos, ganeses, moçambicanos... e me encantar com qualquer coisa que fosse escrita naquele e sobre aquele continente. Eu NUNCA li um livro escrito por um autor africano que não fosse forte, belíssimo e que me tocasse de uma forma que eu nunca imaginaria. São todos perfeitos e o livro da resenha de hoje não poderia ser diferente.

Adunni é uma menina de 14 anos que vive com seu pai e dois irmãos numa aldeia na Nigéria. São bastante pobres e a morte da matriarca fez da garota a responsável pelos trabalhos domésticos na casa, o que, em outras palavras, significa sair da escola. E isso é algo que a incomoda muito, porque Adunni tem sede de conhecimento e noção de que é apenas através do estudo que vai conseguir ter voz e crescer na vida.

Mas o destino não vai facilitar esse sonho. Servindo de moeda de troca, a menina é vendida a um homem bem mais velho, para servir de terceira esposa e, quiçá, ser mãe de seus filhos, destino de todas as mulheres da aldeia. Nessa nova vida, sofrida, na qual a mulher é propriedade do marido e ainda tem de lidar com o ciúme e problemas provocados pelas esposas mais velhas, Adunni de alguma forma consegue encontrar um pouco de alegria e ainda sonhar com a escola.

Até que algo bem sério acontece (não vou falar pra não estragar a leitura) e a menina se vê obrigada a fugir, deixando sua família e aldeia para traz. No caminho, acaba se deparando com gente de todo tipo, que de alguma forma, uma vez mais, vai se utilizar da ignorância e fraqueza da garota para aproveitar-se dela. E ela passa a trabalhar de empregada doméstica na casa de Big Daddy e Big Madam, duas pessoas desprezíveis que não medirão esforços para fazer de sua vida um inferno.

Mas a resiliência de Adunni, sua vontade de estudar e de tornar-se alguém na vida, aliados ao surgimento de pessoas boas em seu caminho, poderão mudar esse destino tão cruel que a vida lhe apresentou e, quem sabe, apagar um passado de tantos sofrimentos. O livro é lindo e a personagem principal é um exemplo a ser seguido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário