quarta-feira, 31 de março de 2021

LEITURAS DO MÊS DE MARÇO/2021

- E o Vento Levou - Margaret Mitchell

- Sula - Toni Morrison 

- Pergunte ao Pó - John Fante

- O Livro do Desassossego - Fernando Pessoa

- Eu Morreria por Ti e Outras Histórias - F. Scott Fitzgerald

- O Céu da Meia Noite - Lily Brooks-Dalton

- Eu não sei quem é você - Penny Hancock



Devo dizer que, no geral, março foi um mês interessante no quesito leituras. 

Começo dizendo que devorei O Livro do Desassossego de Fernando Pessoa que, confesso que em 70% do tempo é bastante confuso e até um pouco chato de se ler, mas os trechos maravilhosos que ficarão para um post específico compensam tudo. A cabeça do autor era realmente bastante criativa e havia tanta idéia, tanta coisa a ser dita, que eu até compreendo que ele tenha se dado ao trabalho de fazer um compilado disso tudo e transformado num belo livro. Fiquei contente de tê-lo lido. 

Depois, devo falar de outros dois livros difíceis que foram o Eu Morreria por Ti e outros Contos do Fitzgerald - autor que eu já concluí que não amo. Não me julguem, mas também não curti O Grande Gatsby -, e Pergunte ao Pó, que está em uma das listas dos 100 livros a serem lidos antes de morrer. Achei ambos enfadonhos, chatos e absolutamente desinteressantes. Li quase forçada. 

Mas o mês não se passou só com leituras entediantes. Li mais um livro da maravilhosa Toni Morrison, que é sempre um soco no estômago. Confesso que não curti Sula como curti O Olho Mais Azul, mas foi uma leitura interessante. Li também Eu Não sei Quem você é, que é outro soco no estômago, mas tão bem escrito e tão envolvente que eu devorei em apenas 1 semana. Amei!

E sim, o título do mês deveria ser "soco no estômago", porque ainda li O Céu da Meia Noite, que é o livro no qual o filme com o George Clooney em cartaz na Netflix se baseou e apenas relata um Planeta Terra devastado, o que não é uma perspectiva muito emocionante nesse momento de pandemia. 

Mas eu gostaria de chamar atenção para uma leitura que se iniciou no mês passado, terminou em março e eu apenas AMEI!!! Contrariando todas as minhas expectativas, porque eu detestei o filme homônimo, eu achei E o Vento Levou uma das histórias mais incríveis que tive a oportunidade de ler. Além de ser uma delícia e os personagens super envolventes, é uma aula de história!!! Eu tinha uma breve noção sobre a Guerra de Sessessão antes dele e agora tenho uma visão bem mais ampla e completa. Muito bom!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário