domingo, 10 de setembro de 2023

VIAGEM - ESPANHA - DIA 1 - SEVILHA

Saí do aeroporto e ainda estava escuro! Era muito cedo e eu pretendia pegar um ônibus específico para ir até a Estação Atocha em Madrid. Isso porque meu destino inicial não seria Madrid, mas Sevilha! Fiquei um tempão esperando no ponto, junto com mais uma porção de turistas e, lá pelas 6hs, ele chegou, paguei os €5,00 cobrados e fui sentar no fundo com a minha bagagem.

cores de Sevilha!

Cerca de 25 minutos depois, já estava em Atocha! Foi curioso porque, como ainda estava tudo escuro, eu não vi absolutamente nada nem da cidade nem do lado de fora da estação, que por dentro, é super antiga e extremamente confusa. Não há indicações, mas por sorte, há uma porção de funcionários sempre dispostos a ajudar. Fui perguntando e, em determinado momento, cheguei ao meu portão de embarque.

Como ainda estava super cedo (o trem saia apenas as 10hs) e eu não havia tomado café da manhã, segui para um café – comi um sanduiche ótimo de jamóm ibérico e tomei uma limonada. Fiquei enrolando no restaurante porque não há bancos na Estação e eu ainda tinha umas boas horas pela frente.

Quando deu 8:30hs, passei pelo controle de segurança e detecção de metais e entrei num outro salão, muito melhor, mas ainda sem lugar para sentar. Por lá, ficam os telões com os destinos e temos que ficar acompanhando porque, a qualquer momento, vai ser informado o portão a que teremos de nos dirigir, com destino à plataforma em que o trem estará aguardando.

Portão 12, vagão 7, assento 8B. 12hs o trem já estava em Córdoba, última parada antes do destino final: Sevilha! Consegui dormir um pouquinho, mas estava sofrendo com a falta de sono e o jetlag. Meus olhos ardiam um pouco e... guardem essa informação porque teremos cenas nos próximos capítulos.

Cheguei na Estação de Trem em Sevilha às 12:40hs, peguei um táxi e segui para o Hotel Goya. No caminho, de cara, já me apaixonei perdidamente pela cidade. O hotel ficava numa região bem medieval, com ruas super estreitas que eu não sei como passavam carros. É um lugar para se perder, com calma, olhando detalhes da arquitetura, lojinhas, igrejas, etc. Muita influência moura e, pelo menos naquele momento, senti muita alegria!

Acomodada no hotel mais gracinha do mundo – e mini -, segui para explorar a cidade, lembrando que eu já tinha atividade agendada para o dia! Comi uma paella deliciosa por €9,90 na frente da Catedral e segui em direção à Casa de Pilatos que.... não foi fácil de achar. E depois eu acabei descobrindo que ficava até meio que fora de mão. Mas foi ótimo me perder porque no caminho passei por vários lugares maravilhosos.

De acordo com o site oficial “este palácio data do último quarto do século XV e nasce da união das famílias Enríquez e Ribera. Fruto da intensa relação dos seus membros mais conspícuos com a Itália, ao longo do século XVI sofreu profundas transformações e tornou-se o filtro através do qual as novas formas e sabores renascentistas foram introduzidos em Sevilha. Alterações realizadas em meados do século XIX de acordo com o gosto romântico completam o seu aspecto pitoresco, uma mistura harmoniosa dos estilos mudéjar-gótico, renascentista e romântico.“

Em resumo, é um palacete lindíssimo e muito curioso, porque é composto por vários ambientes que têm clara influência moura, mas também conta com estátuas romanas, por exemplo. Fiquei por lá um tempão, tirei fotos maravilhosas e, depois, livre dos meus compromissos agendados, fui flanar pela cidade, num calorão!

Nesse ponto, já eram 16hs. Acabei entrando na Igreja do Divino Salvador, que estava na minha to do list e é um escândalo de linda e a segunda maior da cidade, perdendo apenas para a cátedral. De acordo com a Wikipedia ”A Mesquita Ibn Adabbas foi construída em 830 para servir como a principal mesquita congregacional de Sevilha, durante o período do governo omíada em al-Andalus. Acredita-se que tenha sido a segunda mesquita mais antiga de al-Andalus.

Após a conquista de Sevilha por Castela em 1248, a mesquita foi convertida em igreja e batizada de San Salvador ('Santo Salvador'). O edifício não sofreu grandes alterações até 1669, quando o arcebispo Payno Osorio o visitou. Ele o encontrou em condições perigosamente negligenciadas e decidiu condenar o edifício e ordenar sua demolição. A construção de uma nova igreja começou em 1674 e foi concluída em 1712, resultando no imponente edifício barroco com vista para a atual Plaza del Salvador.“

E nesse momento, aconteceu algo muito interessante: fui usar o banheiro e o zíper do meu short quebrou! A sorte é que ele também é preso por um colchete e a camiseta que eu estava usando era comprida. Mas a real é que eu pretendia usar essa peça com outros looks nos próximos dias, então, tinha que dar um jeito. Ao mesmo tempo em que flanava pela cidade e ia descobrindo lugares lindos, fui entrando em lojas em busca de um short preto! Acabei conseguindo e comprei uma peça que foi muito usada depois em outros dias na viagem.

Segui flanando, apesar do cansaço extremo, sono e olhos ardendo (opa, guardem de novo essa informação). Passei pelo Rio Gualdaquivir, pela Torro do Oro e comecei o caminho de volta ao hotel, que ficava num lugar super central e estratégico, bem perto de todos os pontos turísticos. Tomei um sorvete de pistache e caramelo no meio do caminho e às 19:30hs estava no hotel para um descanso merecido!