quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

MUSEU AFRO BRASIL

Eu sou muito apaixonada pelo universo africano, principalmente as roupas – estampas lindas demais – e pelos acessórios. Tenho algumas joias de crioula que guardo com muito carinho porque sei que são peças raras e caras. E confesso que fiquei bastante frustrada quando não consegui ir no Museu do Traje e do Têxtil em Salvador no ano passado.

Mas, para compensar parcialmente essa questão, e como parte do meu projeto pessoal de visitar mais museus em 2022, no meu último dia de férias dei um pulinho até o Museu Afro Brasil em São Paulo. Ele fica dentro do Parque do Ibirapuera e a entrada é pelo Portão 10. Bem facinho e ainda dá para curtir a vista linda que o parque oferece. O prédio possui 11.000m² e o acervo conta com mais de 6.000 obras de todo o tipo.

Lá dentro, você vai se deparar com muita história e cultura. São enaltecidas, claro, as grandes personalidades negras brasileiras, a começar com a biblioteca, nomeada Carolina Maria de Jesus. Luís Gama também tem destaque, inclusive há um texto maravilhoso que ele deixou para o seu filho que eu estou quase imprimindo e fazendo um quadro. Machado de Assis, Castro Alves e tantas outras personalidades ou têm suas obras expostas (no caso de escultores e pintores), ou têm suas vidas contadas.

Muitas são também as fotografias, documentos e outras peças que contam a história dos negros no Brasil ao longo dos séculos. Há um mapa mostrando de onde e como foram trazidos ao Brasil e até um esqueleto do Tição, um navio negreiro! Há também muitos objetos super antigos mostrando a vida dos negros nas fazendas de café aqui pelo Brasil, como prensas e máquinas de fiar, todas de madeira, lindas!!!


Claro que há um setor imenso mostrando o folclore criado pelos negros em várias regiões aqui do Brasil, incluindo o Maracatu e o Boi Bumbá. E também muita coisa ligada à religião, com os orixás e as roupas exuberantes usadas pelas entidades.

Tem também bastante arte moderna de artistas negros. Mas o que ganhou meu coração foram as joias!!! Muita coisa linda. Algumas coisas modernas e outras beeem antigas. Havia muita joia de crioula espalhada pelo espaço e eu fiquei muito feliz quando vi a exata mesma pulseira que eu estava usando exposta numa das vitrines!!! Dá muita emoção ver que eu consegui garimpar uma peça tão incrível a ponto dela estar exposta em um museu!

Recomendo demais!! O museu está aberto de 3ª a domingo das 10hs às 17hs. A entrada custa R$ 15,00, mas às quartas é gratuito.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário