domingo, 9 de fevereiro de 2020

VIAGEM - DIA 14 - 2º DIA EM DUBROVNIK


Como havia dito no post anterior, o objetivo maior desse segundo dia era visitar as muralhas de Dubrovnik, que circundam toda a cidade e proporcionam uma vista incrível. O início de sua construção data do século XII e ela foi sofrendo alterações até sua conclusão no século XVII. As muralhas se estendem por quase 2 km e são consideradas as mais bem preservadas do mundo.


Muito bem. Como o dia anterior estava quente demais e eu realmente encontrei uma certa dificuldade de me manter em pé e fazer todos os passeios que queria, achei melhor enfrentar as muralhas logo cedo, lembrando que elas ficam no alto, num espaço aberto e, portanto, o calor provavelmente seria maior. E assim foi, às 9hs eu estava no primeiro posto, subindo para as muralhas, que foram percorridas em cerca de 1 hora.


Com relação ao passeio, devo dizer que, primeiro, e ao contrário do que eu li nos blogs antes de ir para Dubrovnik, há banheiros no percurso todo, porque há restaurantes e postos que vendem frutas, água e até artesanato. Portanto, se assim como eu você está preocupado com esse assunto, relaxa! Segundo, você vai subir ladeiras e degraus sem fim e, pelo menos no meu caso, o calor estava tão terrível, mas tão terrível, que num certo momento, eu poderia ter torcido a minha roupa de tão suada que eu estava. É horroroso!!!


Se eu não estivesse tão longe do hotel, juro que teria voltado para me trocar. Mas a parte boa é que a vista de lá de cima compensa qualquer perrengue que você possa encontrar. É impossível não tirar trocentas fotos e ficar parando o tempo todo para admirar as paisagens. E o bom é que as muralhas são largas o suficiente para que você possa fazer isso sem atrapalhar quem vem vindo atrás. Ah, vale dizer que elas seguem um fluxo único, para não virar bagunça. E ao longo do percurso, você se depara com torres de observação, que são lugares ótimos para dar uma descansada e também para admirar ainda mais a paisagem.


Terminado o passeio das muralhas, a ideia era ir ao Museu Etnológico, mas descobri que ele fecha às terças-feiras. Fiquei bem chateada, porque se tivesse planejado melhor, poderia ter ido no dia anterior. Mas tudo bem, essas coisas acontecem. Segui flanando mais uma vez pelas vielinhas e fui parar no Museu de História Natural que, mais uma vez, se não tivesse em posse do Dubrovnik Card, nem teria ido. Ele é bem pequeno e mais indicado para crianças. Não há muita informação nem muita coisa a ser vista, mas achei interessante mesmo assim.

Ah, vale fazer um adendo interessante. Assim como em Liubliana, em Dubrovnik você encontra facilmente fontes com água potável em várias localidades. Portanto, e com o calorão infernal que estava fazendo, vale carregar uma garrafinha d´água e ir enchendo no caminho. Hidratação é tudo para não passar mal. Vi muita gente sendo atendida por socorristas na cidade, principalmente na muralha.

Muito bem, almocei um sanduíche de queijo com presunto cru e tomei um sorvete de pistache para dar uma refrescada. Segui conhecendo as vielinhas, lojas e todos os cantos da cidade e acabei indo parar em mais uma atração que estava inclusa no Dubrovnik Card: Museu Marítimo. A verdade é que eu não estava nem um pouco interessada nesse lugar, mas era uma oferta tentadora porque me protegeria do calor intenso (estava em torno de 40ºC nesse momento) e eu poderia, de quebra, usar o banheiro local (não há fotos do interior porque era proibido).


Mas quando entrei no museu, fiquei muito grata de tê-lo visitado, porque ele é apenas incrível!!! Ele foi construído na antiga Fortaleza de S. João, numa torre militar do século XIV e a estrutura por si só já é bem legal. E esse museu é importante porque as práticas marítimas são as mais significativas da cidade que, na Idade Média, era um importante porto mercante.
Igreja de Sto Inácio

E dentro do Museu Marítimo você encontra vários mapas cartográficos, pinturas, artefatos de pesca e navegação, objetos encontrados no fundo do mar, muita história, explicação, um escafandro, peças de barcos e tantas outras coisas!!! Ele é muito importante porque é praticamente um museu sobre a história da cidade.
Depois, confesso que já estava sem forças por conta do calor e já havia visitado todos os pontos turísticos da viagem. Fui jantar bem cedo, lá pelas 17hs, porque ainda queria comprar meu café da manhã e fazer outras coisas – estava realmente só o pó. Comi um delicioso espaghette a carbonara (com aquele calor, não sei como consegui). No hotel, passei roupa (as minhas estavam MUITO amassadas), tomei um banho bem gostoso e organizei as coisas para o dia seguinte, pois conheceria um novo país!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário