quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

VIAGEM - ESPANHA - BARCELONA - DIA 01

Acordei às 5:30hs, terminei de arrumar as minhas malas - que fecharam com uma facilidade enorme, mas me pareciam um pouco pesadas. Tomei café da manhã no quarto mesmo e pouco antes das 7hs deixei o hotel e peguei um Uber em direção à Estação de Atocha, pois meu trem com destino a Barcelona sairia às 8hs.

Esperei um pouco e logo estava no assento 8ª coche 6 e para a minha felicidade, ninguém sentou do meu lado, então eu me espalhei e depois cochilei, afinal, foram 2:30hs de viagem. Já em Barcelona, notei que a estação é bem melhor e mais moderna do que Atocha: cheia de lojas, restaurantes e distrações. Peguei um táxi e logo estava no hotel. Mas, infelizmente, não pude entrar, porque o quarto não estava pronto, então deixei minhas malas por lá e saí para explorar.

Minha primeira impressão foi: a cidade estava absolutamente apinhada de gente. Muitos turistas. A segunda impressão foi: a arquitetura é maravilhosa, muitas construções Art Nouveau lindíssimas, que ao final, renderam muitas fotos aleatórias.

Almocei duas empanadas e um suco no Mercado da Boquería, que ficava quase ao lado do hotel e era excelente para petiscos e até para uma refeição. De lá, saí andando em direção do destino do dia: Montjuic - “é uma colina situada na zona sudoeste da cidade de Barcelona, de onde se domina visualmente o porto e a zona antiga da cidade. Tem uma altitude máxima de 184,8 m. Há duas teorias sobre a procedência do nome: Monte dos judeus em catalão medieval. Uma corruptela do latim Mons Jovicus.”

Bom, apesar de ser uma reta só a partir do hotel, para se chegar até lá, tem que andar um bocado e é ladeira o tempo todo. Some-se a isso o fato de que na Espanha estava um calor dos infernos, mas em Barcelona o negócio pega um pouco mais porque é úmido. Isso significa que foi um grande erro ter ido ao Montjuic a pé. Mas, como era meu primeiro dia na cidade, vou dizer que foi até interessante caminhar um pouco sem pressa e reparar nas construções, estilo de vida, etc. Claro que eu cheguei no platô do Montjuic parecendo que tinha pulado numa piscina, mas faz parte da experiência!

O primeiro ponto do lugar que avistei foram as piscinas públicas, que já foram parte do parque olímpico planejado para as Olimpíadas de 1992. Eu recomendo dar uma checada no local se você é turista, porque por lá se encontram bancos, um bar e banheiros. Ótima pedida!!! Mas, como meu destino final era outro, depois de um merecido descanso e devidamente refrescada, segui para o teleférico, em direção ao Forte.

Perdi um tempão na fila e gastei €15,00 (juro!). E claro que o negócio resolveu quebrar bem quando havia chegado a minha vez de embarcar. Não vou reclamar, pelo menos eu estava do lado de fora! Mas, deu tudo certo e eu apenas amei o passeio porque de lá dá para avistar Barcelona inteira e é muito gostoso! Em poucos instantes e após ter tirado lindas fotos, estava no Castelo – “é uma antiga fortaleza militar, com raízes que datam de 1640, construída no topo da colina de Montjuïc em Barcelona, ​​Catalunha, Espanha. Atualmente serve como uma instalação municipal de Barcelona.”

Vou confessar que o castelo em si não é grande coisa. Não é lindo e nem guarda muita coisa a ser vista. Mas acho que vale pela vista que se tem de lá de cima e do passeio de teleférico. Lá pelas 14hs, resolvi descer e seguir explorando a região no entorno do hotel, meio sem rumo, porque nesse primeiro dia, não tinha nada planejado. Só queria mesmo conhecer a região e me ambientar.

Voltei andando para o hotel e foi bem tranquilo porque na volta foi só descida e é uma reta só. Consegui entrar no hotel e eu apenas amei o quarto. O hotel fica super bem localizado, era um local antigo que foi reformado há pouco tempo e os quartos são bem modernos. Me instalei, organizei tudo e já saí para o rolê.

O hotel fica numa travessa da Rambla. Nesse dia, eu resolvi explorar a região interna ao lado do hotel, lado oposto do Bairro Gótico. Percebi que por lá há muitos árabes, o que significa muitos restaurantes interessantes e comércio deles. Mas também encontrei muitas lojas modernas, de design, brechós e muita coisa interessante. Prometi a mim mesma que voltaria depois para olhar com mais calma, mas a real é que lá é meio labirinto e eu nunca mais encontrei essas lojas.

Jantei no Mercado da Boquería e voltei para o hotel porque no dia seguinte minha visita a Barcelona começaria a valer!