quinta-feira, 5 de outubro de 2023

VIAGEM - ESPANHA - MADRID - DIA 01

Acordei às 7hs e, para a minha grata surpresa, meus olhos estavam ótimos. Até arrisquei sair de maquiagem!! Tomei um banho, arrumei tudo com calma e às 08:30hs saí do hotel. Peguei um táxi na Praça Sta Maria de La Blanca em direção à Estação de Trem e descobri que havia sido praticamente assaltada pelo taxista da ida porque, dessa vez, para fazer o mesmo percurso, o valor da corrida havia saído pela metade do preço.

Na Estação de Santa Justa, com 1 hora de antecedência, tomei meu café da manhã com calma: café com leite e um croissant de amêndoas que estava simplesmente divino! O trem com destino à Madrid partiu às 09:55hs, sentei no assento 8B, coche 06 e devo dizer que a viagem foi um pouco cansativa, porque foram 3hs. Sim, mesmo tempo da ida, dois dias antes, mas por alguma razão, me pareceu mais longa. O trem estava meio lento, parou algumas vezes, estava também um pouco quente e, para completar, não consegui dormir ou ler meu livro porque uma menininha ficou o tempo todo tagarelando.

Às 12:30 em ponto cheguei ao meu destino. Como estava faminta, comprei um sanduiche de Brie com frango na própria estação e peguei um táxi para o hotel. Sim, dá para ir ao hotel a pé – fiz isso mais pra frente – e, sim, dá pra pegar metrô. Mas cansada e com malas, eu peguei um táxi que estava custando cerca de €7,00. No caminho, já fiquei muito impressionada com a cidade: grande, avenidas largas e muito bonita. Muitos prédios antigos, bem conservados ... me remeteu a uma mistura de Paris com Buenos Aires, mas mais bem conservada.

O hotel ficava numa travessa da Av. Gran Via e não poderia ser mais bem localizado. Com muitas lojas e restaurantes nas proximidades, possibilidade de andar à pé para vários pontos turísticos, metrô... enfim, perfeito! Fiquei no Hotel Negresco, que era meio escondido e estreito, mas o quarto era imenso e a janela dava para a rua. Não dava para ser melhor!

Espalhei minhas coisas pelo quarto, almocei e, como já estava tarde, saí em direção ao Parque do Retiro. “Foi criado entre 1630 e 1640 e tem uma área de 118 hectares. Foram classificados, junto com o Paseo del Prado, como Património Mundial da UNESCO em 2021. Por lá, há várias coisas interessantes a serem vistas, como o Passeo de las Estatuas, Porta de Espanha, Monumento a Afonso XII, Palácio de Cristal, dentre outros.

Passeo de las Estatuas

Monumento a Afonso XII

Para chegar até lá, desci a Gran Via e simplesmente andei numa linha reta. No caminho, fui olhando as lojinhas e admirando a arquitetura maravilhosa do local. Passei pela Fonte de Cibeles, que é maravilhosa, e pelo Portal de Alcalá, que infelizmente estava reformando e trazia um tapume que o cobria por inteiro.

Portal de Alcalá

Vou confessar que esse tour foi maravilhoso, mas muito prejudicado pelo calor intenso e sol ardido do momento. Andar por um parque aberto no pico do sol não é exatamente uma boa idéia. O problema é que eu não teria outro dia/momento para visitar o Parque do Retiro... no final das contas, acabei tomando uma quantidade insana de água durante a 1 hora que permaneci por lá e dando check nos pontos mais importantes com certa pressa, porque realmente estava beirando o impossível e eu estava com muito medo de começar a passar mal.

Palácio de Cristal 

Saí, então, com destino ao Museu Arqueológico, que não é exatamente próximo do parque, mas o lugar fica naquela direção. O Google Maps me trolou e eu andei muito tempo debaixo daquele calorão sem encontrar o museu. E o pior ainda estava por vir: quando cheguei, estava fechado! E o prognóstico não era bom, porque parecia que o museu só abria pela manhã, o que era um grande problema para o meu roteiro – depois vi que não.

Como não queria perder o dia, e ainda tinha bastante tempo, desci a avenida, andei um bocado, e fui parara no Museu Thyssen-Bornemisza. De acordo com a Wikipedia: “Foi organizado quando da aquisição, pelo governo da Espanha, em outubro de 1992, da maior parte (a mais abundante e valiosa) da coleção de arte da família Thyssen-Bornemisza. Está situado no Palácio de Villahermosa, que foi construído entre o final do século XVIII e o início do século XIX em estilo neoclássico. O museu de Madrid mostra as coleções cronologicamente, começando no Renascimento e terminando no século XX.

Estão expostas no terceiro andar obras de mestres italianos, alemães e holandeses do século XVI como Jan Van EyckRobert CampinHans MemlingDuccioPaolo UccelloDomenico GhirlandaioFra BartolommeoVittore CarpaccioAlberto Durero e Hans Holbein. Existe ainda uma galería dedicada a TizianoTintorettoBassanoSebastiano del PiomboBronzinoEl GrecoBernini e Caravaggio, entre outros.

No segundo andar está a coleção de pintura holandesa, desde Frans Hals e Rembrandt, do século XVII, a Max Beckmann, do século XX. Conta ainda com algumas obras do RealismoRococóNeoclassicismoRomantismo e ImpressionismoGiambattista TiepoloGiambattista PittoniCanalettoFragonardFrançois BoucherThomas GainsboroughFrancisco de GoyaGustave CourbetRenoirVan GoghPaul GauguinCézanne...

O primeiro andar reúne obras do século XX, desde o cubismo e as primeiras vanguardas, até a Pop Art. Destacam-se algumas obras primas contemporâneas de KandinskyPicassoGeorges BraquePiet MondrianMarc ChagallEdward HopperSalvador DalíJackson Pollock, entre outros.”

Considerando que não estava nos planos visita-lo nesse dia, eu não havia estudado muito e não sabia o que encontrar. Acabei me deparando com um museu lindo, imenso, super organizado e com quadros de pintores incríveis, de todas as épocas. Por lá, havia uma exposição provisória e também a permanente, que me rendeu horas de maravilhamento!

Quando saí do museu, exausta, porque museus nos deixam mentalmente cansados com o excesso de informação, já passava das 18hs. Fui fazendo o caminho de volta ao hotel, seguindo a Gran Via, mas com calma. Entrei em algumas lojinhas, fiz algumas compras e fui a El Corte Inglês em busca do jantar. Comprei uma salada interessante e a incrementei com presunto ibérico e burrata. Comprei também um chá gelado, palmier e fui jantar no hotel. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário