quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

LEITURA DO MÊS - FEVEREIRO 2019


Nesse mês que passou eu li alguns livros bem interessantes e outros nem tanto. O que eu tenho notado é que a minha lista de livros a serem lidos só aumenta, mas eu tenho comprado menos, de modo que estou quase ficando sem opções na minha prateleira. Isso é bom, de certa forma.

-Soldados de Salamina - Javier Cercas
-Pedro Paramo - Juan Rulfo - Kindle
-Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll
-Alice Através do Espelho - Lewis Carroll
-Os Destituídos de Lódz - Steve Sen-Sandberg
-Mar Morto - Jorge Amado
-Primavera num Espelho Partido - Mário Benedetti
-O Bom Filho - You-Jeong Jeong
Em fevereiro foram 8 livros ao todo, alguns mais simples, outros mais complexos, que acabaram demandando mais tempo para serem terminados. Soldados de Salamina foi mais um livro de Javier Cercas que teve leitura arrastada, mas quando terminei pensei “puxa, que livro”. Não sei explicar, mas é esse o sentimento que eu tive quando li os dois livros dele. Os livros do Lewis Carroll, por sua vez, foram lidos bem rapidinho, porque são fluídos, feitos para crianças e meio que curtos. Não morri de amores, mas como é um clássico e eu nunca havia lido, fiquei satisfeita. Só queria chamar atenção para a edição da Cosac Naif para Alice Através do Espelho, que achei assustadoramente horrorosa! Fico com o meu livrinho da Zahar.
Os Destituídos de Lódz foi uma boa surpresa, porque foi adquirido por R$ 20,00 numa daquelas bancas de shopping e eu não esperava muito dele. Apesar de ter lido bastante sobre a Segunda Guerra, nunca tinha lido nada sobre os guetos e, por isso, conhecer um pouco sobre esse lado da guerra foi bem interessante. Mar Morto foi outra surpresa boa. Fazia tempo que não lia nada do Jorge Amado e achei o livro bem bonito.
Pedro Paramo foi a decepção do mês. De certa forma, achei a linguagem e a própria história muito semelhantes à O Outro Pé da Sereia do Mia Couto, mas este último é infinitamente melhor e mais bonito. Ambos têm frases de efeito muito boas, daquelas que a gente quer guardar para sempre, mas achei Pedro Paramo um grande pé no saco!
Com relação aos livros da TAG, temos Primavera num Espelho Partido da curadoria, que é um livro interessante, mas que não chamou muito a minha atenção e o Bom Filho do inéditos que é bem legal. Suspensão bom, daqueles que te prendem e te fazem querer ler mais e mais pra saber como vai terminar aquilo. Confesso que estava com um pouco de preconceito, porque a autora é Sul Coreana e, de certa forma, eu acho que todos os livros orientais serão terríveis como Voragem. Mas estava errada. Livrão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário